Esportes

COI anuncia Olimpíadas de Esports na Arábia Saudita

Por Redação do ge — São Paulo


O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta sexta-feira, a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, cuja edição inaugural, em 2025, será realizada na Arábia Saudita. O evento é uma parceria do COI com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita, inicialmente estabelecida por 12 anos, com os Jogos Olímpicos dos Esports sendo realizados “regularmente”. O anúncio não especifica qual seria a periodicidade da disputa.

Esports terão evento olímpico — Foto: COI

Esports terão evento olímpico — Foto: COI

Segundo o COI, daqui em diante, serão definidos a cidade e o local da edição inaugural, a duração do evento, os jogos a serem disputados, o processo de classificação e outros detalhes.

O COI disse que informou as federações internacionais que trabalham com versões eletrônicas de esportes a possibilidade de inclusão dos jogos nos Jogos Olímpicos de Esports. O mesmo ocorrerá com os comitês olímpicos nacionais que já incluem esports nas suas atividades.

O COI também anunciou que irá criar uma estrutura específica dentro da sua organização, claramente separada do modelo organizacional e financeiro dos Jogos Olímpicos. Para tratar dos Jogos Olímpicos de Esports, o COI ainda terá de adotar uma abordagem diferente no que diz respeito ao financiamento e à organização do evento, o que indica uma decisiva participação da Arábia Saudita.

— Temos muita sorte de poder trabalhar com o comitê saudita nos Jogos Olímpicos de Esports, porque ele tem grande – senão único – conhecimento na área de esports com todas as suas partes interessadas. Os Jogos Olímpicos de Esports se beneficiarão muito com esta experiência — declarou o presidente do COI, Thomas Bach, em anúncio à imprensa.

— Ao fazer parceria com o comitê saudita, também garantimos que os valores olímpicos sejam respeitados, em particular no que diz respeito aos títulos dos jogos do programa, à promoção da igualdade de gênero e ao envolvimento com o público jovem, que está abraçando os esportes eletrônicos.

Depois de repetidamente negar a inclusão dos games competitivos no programa olímpico, o COI passou a realizar eventos de esports, mas com jogos que simulam esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física e não são representativos em termos de relevância, audiência e competitividade nos esports. O COI chegou a falar que jogos de tiro nunca fariam parte das Olimpíadas e que títulos tradicionais, como League of Legends, não entrariam para o programa.

CEO da EWC diz que garante segurança de quem seguir cultura da Arábia Saudita

O anúncio do COI, próximo ao início dos Jogos Olímpicos de Paris, ocorre em um momento de pesada e milionária investida da Arábia Saudita nos esports. Assim como faz em outros esportes, o regime ditatorial saudita, liderado pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, tem investido nos esports, de modo a diversificar a economia, exportar sua cultura e tentar melhorar a imagem internacional.

CEO da EWC fala de investimento da Arábia Saudita para se tornar potência nos esports

A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista islâmica, cujo regime ditatorial é acusado de violações de direitos humanos.

No país, localizado no Oriente Médio, a liberdade de expressão é restrita, a homossexualidade é criminalizada, com punições que chegam a pena de morte a quem pratica atos sexuais com pessoa do mesmo sexo, e as mulheres têm menos direitos em relação aos homens.

Há ainda perseguição a cristãos e relatos de prisões, torturas e execuções de opositores, ativistas e jornalistas.

CEO da EWC nega que esports são usados para limpar imagem da Arábia Saudita

A Arábia Saudita estima investir US$ 38 bilhões (equivalentes a cerca de R$ 190 bilhões na cotação atual) no objetivo de se tornar o mais importante centro de games e esports do mundo até 2030, em uma indústria dominada por Estados Unidos, China, Japão e Coreia do Sul.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *