PMs e ambulantes se envolvem em confusão com spray de pimenta e ‘mata-leão’ na região da 25 de Março, no Centro de SP


PMs e ambulantes se envolvem em confusão com spray de pimenta e 'mata-leão' em SP

PMs e ambulantes se envolvem em confusão com spray de pimenta e ‘mata-leão’ em SP

Uma confusão envolveu policiais militares e vendedores ambulantes na retirada de mercadorias, na tarde desta terça-feira (22), na região da Rua 25 de Março, no Centro de São Paulo.

O caso ocorreu no cruzamento da Ladeira Porto Geral com a Rua 25 de Março e foi parar na Rua Cavalheiro Basílio Jafet.

Segundo um relato, os policiais pegaram as mercadorias dos trabalhadores, que revidaram, e teve início um confronto. Um dos ambulantes foi levado para uma base policial e houve uso de spray de pimenta pelos oficiais para dispersar quem estava no local.

Confusão entre vendedores e PMs no Centro de SP — Foto: Reprodução

Confusão entre vendedores e PMs no Centro de SP — Foto: Reprodução

Vídeos registrados na área mostram ao menos dois homens agredidos na confusão. Um deles aparece sendo agarrado por trás por um PM que aplicou o golpe “mata-leão”, que não é permitido pela corporação, e outro sendo algemado no chão após ser golpeado.

Em julho de 2020, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou que o manual de defesa pessoal da Polícia Militar estava passando por revisão, e o procedimento de imobilização chamado chave cervical, o popular “mata leão”, estava proibido nas abordagens policiais no estado.

Em nota, a Polícia Militar informou que, por volta das 11h45, durante Atividade Delegada, em apoio à Prefeitura da Cidade de São Paulo, uma equipe composta por dois policiais militares identificou um ambulante realizando comércio ilegal. Sobre a aplicação do mata-leão, o comunicado afirma que “foi instaurado procedimento para apurar todas as circunstâncias”.

Durante a abordagem para a preensão da mercadoria irregular, este mesmo ambulante investiu contra os policiais militares, sendo que outros ambulantes que ali se encontravam também hostilizaram a ação policial.

Na tentativa de controlar o primeiro ambulante outro comerciante ilegal agrediu os policiais militares, sendo dominado. Nenhum dos ambulantes desmaiou, ambos foram identificados e liberados.

A Polícia Militar repudia toda e qualquer ataque contra seus integrantes, atuando de forma técnica e profissional para proteger o cidadão e preservar a ordem pública. Foi instaurado procedimento para apurar todas as circunstâncias“, afirma o texto.

Também em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que “as imagens são analisadas pela Instituição [PM]”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *