Via construída para desvio da pista local da Marginal Tietê é liberada para veículos

Nova pista de rolamento faz conexão da Rua Aquinos com a pista local da Marginal Tietê (Av. Embaixador Macedo Soares). Circulação na via começou as 5h desta segunda (7).


Buraco da cratera que se abriu nas obras na linha 6 de Metrô e completamente fechada com concreto na Marginal Tietê, na cidade de São Paulo, SP, nesta quinta feira, 03. vista aérea 03/02/2022 - Foto:  — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Buraco da cratera que se abriu nas obras na linha 6 de Metrô e completamente fechada com concreto na Marginal Tietê, na cidade de São Paulo, SP, nesta quinta feira, 03. vista aérea 03/02/2022 – Foto: — Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO https://7f070113a8cbcbd65a07e4495348c811.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Prefeitura de São Paulo abriu nesta segunda-feira (7) a nova pista emergencial construída após a abertura da cratera na pista local da Marginal Tietê no último dia 1º, em obra do Metrô

A nova pista de rolamento foi liberada às 5h, e faz a conexão da Rua Aquinos com a pista local da Marginal Tietê (Av. Embaixador Macedo Soares), no sentido Ayrton Senna.

Construída pela empresa Acciona com projeto de desvio de tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ela tem dez metros de largura e receberá todos os veículos e motos que trafegam pela pista local usualmente, ainda sem data estimada para a sua liberação. https://7f070113a8cbcbd65a07e4495348c811.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A ideia é que a via seja temporária. Com a liberação da pista local da Marginal Tietê, estimada para 31 de março, os imóveis utilizados poderão ser devolvidos aos seus proprietários. Enquanto isso, o trânsito na região do acidente continuará sendo monitorado 24 horas.

“A nova pista de rolamento tem por objetivo principal abrir um desvio para atender as linhas de ônibus da região, que transportam quase 40 mil pessoas que tiveram seus deslocamentos prejudicados. Também serão beneficiados os motociclistas, que utilizavam a pista local por questões de segurança, e motoristas de veículos que estão na Marginal Tietê e são impedidos de seguir pela via”, disse a prefeitura em nota.

A gestão municipal espera que a nova via também contribua para desafogar o tráfego intenso da Avenida Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente, oferecendo mais uma opção para todos que precisam passar pela região.

Cratera na Marginal Tietê

A Linha 6-Laranja do Metrô, protagonista de um acidente na marginal Tietê, promete ligar o Centro à Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, desde 2012. Até hoje, nenhuma estação foi inaugurada. Nesta semana, uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ter cedido ao lado da obra de uma futura estação.

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, o rompimento de uma galeria de esgoto provocou a abertura da cratera.

Veja o momento do desmoronamento em obra do metrô na Marginal Tietê, em SP

Veja o momento do desmoronamento em obra do metrô na Marginal Tietê, em SP

Com 15 km de extensão e 15 estações, a linha irá reduzir a 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. Quando estiver concluída, cerca de 630 mil passageiros devem usar a linha diariamente.

Estão previstas conexões com as linhas 4-Amarela, do Metrô, e com a 7-Rubi e a 8-Diamante, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

As obras estão sendo realizadas pela empresa espanhola Acciona, em uma Parceria-Público-Privada. Segundo o governo, a concessão inclui também a aquisição da frota de 22 trens e prevê 19 anos para manutenção e operação da linha. O investimento é de R$ 15 bilhões.

Infográfico mostra a cronologia do acidente na obra do Metrô de SP — Foto: Arte g1

Infográfico mostra a cronologia do acidente na obra do Metrô de SP — Foto: Arte g1

CRATERA EM OBRA DA LINHA 6 DO METRÔ

Fonte: G1

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