Rodízio de veículos é retomado nesta segunda em SP após ter sido suspenso por conta da cratera na Marginal Tietê
Restrição volta a valer das 7h às 10h e das 17h às 20. Pistas local e central da Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, continuam interditadas após o desabamento.
Cratera da Marginal Tietê é concretada para evitar risco de novas erosões após desmoronamento em obra do Metrô nesta terça (1) — Foto: Reprodução TV Globo
O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo volta a vigorar nesta segunda-feira (7), das 7h às 10h e das 17h às 20h.
A restrição foi suspensa na semana passada por causa do acidente na obra da Linha 6-Laranja do Metrô na pista local da Marginal Tietê, na Freguesia do Ó, Zona Norte.
A intenção da Prefeitura é liberar a pista local da Marginal Tietê até 31 de março. O retorno da circulação de carros, porém, depende ainda de avaliações de segurança no local, após o asfalto ter cedido ao lado de obra.
Confira as regras do rodízio, de acordo com o final da placa do carro: https://dd5ca042efdfd1ad43976e1241b42c32.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
- Segunda-feira: não circulam veículos com placas de final 1 e 2;
- Terça-feira: não circulam veículos com placas de final 3 e 4;
- Quarta-feira: não circulam veículos com placas de final 5 e 6;
- Quinta-feira: não circulam veículos com placas de final 7 e 8;
- Sexta-feira: não circulam veículos com placas de final 9 e 0.
Para tentar minimizar os impactos no trânsito gerados pelo acidade, a gestão municipal começou a construir desvios por ruas que ficam atrás do Metrô. Uma das alternativas foi liberada para carros às 5h desta segunda.
Entenda a importância da Marginal Tietê para a cidade de São Paulo
Comissão de investigação
O Diário Oficial do Estado publicou nesta quarta (2) a constituição do comitê criado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, que irá apurar os fatos que geraram o acidente e responsabilidades relacionados ao episódio.
O Comitê, segundo o governo paulista, é integrado por profissionais com expertise nas áreas técnica, financeira, jurídica e de comunicação e vai, entre outras atribuições, também monitorar o cumprimento das providências necessárias para recuperação da área do acidente.
Obra de Metrô
Uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ter cedido ao lado da obra do Metrô da Linha 6-Laranja, na Marginal Tietê, na Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo, na manhã desta terça-feira (1º).
Não houve feridos. Dois funcionários que tiveram contato com a água que jorrou do acidente foram socorridos pelos bombeiros.
Veja o momento do desmoronamento em obra do metrô na Marginal Tietê, em SP
O desmoronamento ocorreu por volta das 9h, antes da Ponte do Piqueri, no sentido Ayrton Senna, ao lado de um poço cavado construído entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó, da Linha 6-Laranja.
A cratera aberta no acidente aumentou de tamanho e afetou três das quatro faixas da pista local da Marginal do Tietê.
O trabalho de concretagem foi finalizado na noite de quarta e a pista central pode ser liberada às 17h da última quinta.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Galli, o vazamento de uma galeria de esgoto causou o acidente.
Secretário diz que vazamento de esgoto causou cratera em obra do metrô de SP
Infográfico mostra onde foi o desabamento em obra do metrô de São Paulo — Foto: Editoria de arte/g1
Fonte: G1