Regiões da cidade de SP entram em estado de atenção para alagamentos

As zonas Leste, Norte e a Marginal Tietê entraram em estado de atenção por volta das 17h.


Céu nublado no Sacomã, na Zona Sul de SP — Foto: Deslange Paiva/ g1 SP

Céu nublado no Sacomã, na Zona Sul de SP — Foto: Deslange Paiva/ g1 SP

Vários bairros da cidade de São Paulo entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo (6), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura da capital paulista.

O alerta foi inicialmente emitido às 17h para as zonas Leste, Norte e a Marginal Tietê e encerrado às 17h50.

Segundo os meteorologistas do CGE, áreas de instabilidade provocaram chuva em forma de pancadas com forte intensidade entre as zonas Norte e Leste da Capital paulista.

Os radares meteorológicos ainda apontaram chuva forte entre o Grande ABC e o extremo Leste da Capital paulista.

A previsão de chuva intensa preocupa quem mora em cidades da Grande São Paulo que foram castigadas por deslizamentos de terra há uma semana. https://244d05cf0e9142741cafd3f41fd6524d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Como é o caso de Franco da Rocha, que perdeu 18 moradores depois do temporal. Na sexta-feira (4), as últimas vítimas do deslizamento de terra foram resgatadas. A Prefeitura diz que a cidade está com muitos pontos de atenção e risco para deslizamentos e que mais de 180 imóveis foram interditados.

Moradores de Franco da Rocha e Francisco Morato temem a chegada de mais chuva

Moradores de Franco da Rocha e Francisco Morato temem a chegada de mais chuva

Imóveis interditados

Os impactos das chuvas também são visíveis na vizinha Francisco Morato. Casas foram interditadas pela Defesa Civil, mas muitos moradores ainda não conseguem ficar totalmente tranquilos com a chuva que se aproxima.

Um relatório da Defesa Civil Estadual, de 2020, identificou 172 áreas de risco em Francisco Morato, com 6,7 mil casas sujeitas a algum tipo de incidente. Oito em cada dez dessas áreas estão sob risco de deslizamento.

Previsão para os próximos dias

Na segunda-feira (7) a previsão é de céu encoberto e chuvas intermitentes e volumosas. O risco de alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta continua alto. A temperatura apresenta declínio e com uma pequena oscilação. Mínima de 19°C e máxima de 22°C.

Já na terça-feira (08), não há previsão de chuva forte, no entanto, os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a formação de muitas nuvens baixas, com a temperatura mínima de 17°C e máxima de 21°C.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *