Prefeitura de SP quer criar faixas exclusivas para motos nas marginais Tietê e Pinheiros
Ideia é construir uma faixa nas margens dos rios, à beira d’água. Segundo a gestão municipal, o projeto, que ainda está em estudo e precisa ser aprovado pela gestão estadual, tem como objetivo reduzir número de acidentes e mortes de motociclistas.
Trânsito na Marginal Pinheiros em São Paulo nesta quinta-feira (30) — Foto: Ronaldo Silva/Estadão Conteúdo
A Prefeitura de São Paulo quer criar faixas exclusivas para as motos nas Marginais Tietê e Pinheiros.
A ideia é construir uma faixa bem nas margens dos rios, à beira d’água. Segundo a gestão municipal, o projeto ainda está em estudo e é uma adaptação da faixa azul, que já funciona na Avenida 23 de maio.
Ele foi pensando depois que técnicos da CET foram à Malásia no mês passado. No país, as motos são quase metade de toda a frota de veículos.
Para ser implementado, depende de autorização do governo do estado. A prefeitura acredita que dessa forma conseguirá reduzir acidentes e mortes com motociclistas.
O acesso das motos a essa faixa deve ser feito exclusivamente pelas pontes, como mostra a imagem da maquete abaixo:
Maquete mostra projeto piloto de criação de nova faixa de motos nas marginais — Foto: Divulgação/Prefeitura de SP
Ainda de acordo com a prefeitura, a faixa exclusiva não vai acabar com as ciclovias das marginais. Na Marginal Pinheiros, que tem ciclovia dos dois lados, ela pode ficar restrita a apenas uma das margens.
Nos trechos de ciclovia já consolidados da Marginal Pinheiros, elas permanecerão para bicicleta dos dois lados. Nesse caso, a prefeitura estuda uma via suspensa para motos ou outra alternativa. Mas as ciclovias continuarão dos dois lados. Já na Tietê, a ideia é ter ciclovia numa margem e pista para motos na outra.
Acidentes com motos
A cidade de São Paulo registrou 374 mortes de ocupantes de motocicletas em 2022, o que representa um aumento de 32% em comparação com 2021 (283 óbitos) e de 40% ante 2019 (268 vítimas fatais), ano anterior ao da declaração da pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
É o que aponta um levantamento do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Segundo os dados do Infosiga compilados pelo CPTran, as 374 mortes de ocupantes de motocicletas registradas ao longo de 2022 representam 46% de todos os 811 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em vias urbanas da cidade no período analisado _ou seja, quase metade de todas as vítimas fatais desses acidentes eram ocupantes de motos.
Fonte: G1