Moradores relatam falta de ônibus na cidade de SP; prefeito diz que operação está normal
Após determinação da Justiça, prefeitura da capital concedeu passe livre no transporte municipal durante o segundo turno das eleições. Nas redes sociais, população afirma ter que esperar mais de uma hora nos pontos de ônibus, e encarar lotação nos veículos.
Terminal Campo Limpo vazio
Moradores da cidade de São Paulo relatam falta de ônibus em diversos pontos da capital neste domingo (30). Pelas redes sociais, passageiros afirmam ter que esperar mais de uma hora para conseguir embarcar.
“1h20 esperando pra pegar um ônibus é complicado, hein! Oferecem passe livre em dia de #Eleicao2022 mas não tem ônibus”, afirmou um usuário.
Após determinação judicial, a prefeitura concedeu o passe livre durante o segundo turno das eleições, das 6h às 20h deste domingo (30). A gestão municipal também tinha afirmado que colocaria 2 mil veículos a mais nas ruas.
Na hora do almoço, moradores disseram que o Terminal Campo Limpo, na Zona Sul da cidade, fizeram imagens do local completamente sem ônibus.
Na Zona Norte, a assistente social Maria de Lourdes Santana, moradora da Vila Amália, afirmou que não tem ônibus circulando na região.
“Não tem ônibus rodando nessa região. Não tem ônibus na rua Indio Peri. Fiquei 2 horas e meia esperando e nada. Até pegar carona com um vizinho que estava de carro. Não tinha ônibus para nenhum lugar do bairro. Agora, depois de votar, estou esperando a carona pra voltar pra casa”, disse por volta das 16h.
Após votar na Zona Sul, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a operação ocorria sem problemas.
Passageiros relatam espera de mais de hora para conseguir ônibus em SP — Foto: Reprodução/Redes sociais
“Eu acompanhei pela manhã lá da SPTrans na sala da central de monitoramento, está funcionando perfeitamente nenhum tumulto nos terminas, nos ônibus. Os sete mil ônibus transcorrendo tudo bem no percurso. Deu tudo certo. Bastante ansioso, uma experiência nova o transporte gratuito, mas deu tudo certo até o presente momento. Nada de intercorrência”.
Em nota, a SPTrans afirmou que “não faltou ônibus em nenhuma região da cidade”. (leia nota completa abaixo). A empresa ressaltou que a operação de ônibus está sujeita a interferências viárias no trajeto que podem causar intervalos maiores que o programado.
Ao g1, moradores da Zona Sul da capital paulista que dependem do transporte público também relataram falta de ônibus, em bairros como Jardim Ângela e M’Boi Mirim. Algumas pessoas também disseram que tiveram que fazer o trajeto a pé.
“Ônibus estão lotados e o trânsito está lento. Eu fui de manhã e fui a pé”, disse uma moradora.
Alguns moradores também usaram as redes sociais para se queixar de longa espera de ônibus em outros pontos da cidade.
“Linha 6116-10 Jardim Prainha está com a frota extremamente reduzida a ponto de atrapalhar pessoas a exercerem seu direito de votar”, postou uma moradora da Zona Sul nas redes sociais.
“Falaram que o o transporte seria gratuito hoje, porém os ônibus mão estão funcionando por aqui. A linha 1020-10 não tem ônibus”, afirmava outro usuário.
Nota SPTrans
“A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que, ao contrário da reportagem publicada pelo g1, não faltou ônibus em nenhuma região da cidade. Conforme programado e anunciado 100% dos ônibus estão nas ruas neste domingo (30). A frota do transporte público da cidade foi reforçada e conta com cerca de 2 mil ônibus a mais para facilitar o deslocamento dos eleitores ao segundo turno das eleições estaduais e nacionais. A frota está sendo monitorada por meio de GPS.
A fiscalização está monitorando o cumprimento de todas as viagens programadas e, no caso de descumprimentos pontuais da programação, a empresa responsável será autuada.
Vale ressaltar que a operação dos ônibus está sujeita a interferências viárias no trajeto que podem causar intervalos maiores que o programado.
Equipes de campo da SPTrans estão nas ruas de todas as regiões da cidade, também com reforço no efetivo, monitorando a operação e dando informações à população”.
Usuários relatam dificuldade para conseguir embarcar em ônibus na cidade de SP — Foto: Reprodução/Redes sociais
Passageiros relatam falta de ônibus na cidade de SP — Foto: Reprodução/Redes sociais
Fonte: G1