Metrô diz que frio intenso em SP afetou circulação de trens da Linha 3 – Vermelha; plataformas ficam lotadas

Empresa afirma que sistema pneumático, de portas e freios, pode ser prejudicado por temperaturas muito baixas. Em função do problema, número de catracas de entrada das estações da linha foram reduzidas para maior controle de fluxo de passageiros.


Plataformas lotadas em SP; trens do Metrô tiveram circulação afetada por conta do frio  — Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Plataformas lotadas em SP; trens do Metrô tiveram circulação afetada por conta do frio — Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O frio intenso que atinge a capital paulista afetou até a operação do transporte Metrô na manhã desta quarta (18).

Segundo o Metrô, por conta das baixíssimas temperaturas na região Leste, o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da Linha 3-Vermelha foram prejudicados e alguns trens tiveram que ficar retidos no pátio. A linha opera com velocidade reduzida.

“O sistema pneumático pode ser afetado por temperaturas muito baixas. Mas estamos trabalhando para normalizar o mais rápido possível”, disse o Metrô em postagem nas redes sociais.

Em função do problema, o Metro reduziu o número de catracas de entrada, para maior controle de fluxo de passageiros. Entretanto, as plataformas das estações registraram aglomeração e lotação.

São Paulo teve a madrugada mais fria do ano nesta quarta (18), com 7ºC marcados na estação do Mirante de Santana, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 6h.

Este é o maio mais frio na cidade desde 1990.

As baixíssimas temperaturas na região leste afetaram o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da Linha 3- Vermelha, que ficaram retidos no pátio. Com isso, a companhia recomendou o uso da CPTM nesta manhã. — Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

As baixíssimas temperaturas na região leste afetaram o sistema pneumático de portas e freios de alguns trens da Linha 3- Vermelha, que ficaram retidos no pátio. Com isso, a companhia recomendou o uso da CPTM nesta manhã. — Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Até esta quarta, o dia mais frio do ano havia sido registrado no dia 16 de abril, com os termômetros marcando 13,1ºC.

Com as rajadas de vento, a sensação de frio é ainda maior. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, a sensação de frio foi negativa em algumas regiões da capital, chegando a ser de – 4º C, por exemplo, na Zona Sul.https://c771376c10c3e4e24fc97715d08f4dd9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Na região do Aeroporto de Congonhas, a sensação térmica foi negativa – 4ºC. Lá, as rajadas de vento chegaram a quase 60 km/h.

Por causa das baixas temperaturas, a Defesa Civil Municipal mantém a capital em estado de alerta desde a segunda-feira (16).

As baixíssimas temperaturas na Zona Leste este afetaram o sistema de portas e freios de alguns trens da Linha 3-Vermelha do Metrô, que ficaram retidos no pátio. Por isso, os trens estão circulando com velocidade reduzida nesta manhã.

Previsão do CGE

Segundo o CGE, a previsão de temperatura máxima para esta quarta será de 14º C na capital paulista. A presença do ar frio e seco inibe a formação de nebulosidade. O dia deverá ser ensolarado, com ventos que podem superar os 50 Km/h, o que aumenta a sensação de frio.

Na quinta-feira (19) a previsão na cidade de São Paulo é temperatura mínima de 7º C ao amanhecer, com predomínio de sol, e máxima de 16º C à tarde. Ainda de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, não há previsão de chuva para a noite, mas haverá aumento de nuvens.

Homem morre em centro de convivência

Uma pessoa morreu no núcleo de convivência São Martinho, abrigo conveniado com a Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Centro Social da Nossa Senhora do Bom Parto.https://c771376c10c3e4e24fc97715d08f4dd9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O local foi isolado. Segundo informações iniciais, a vítima teria sofrido uma convulsão enquanto aguardava para tomar o café. O local não abriga a população sem-teto, mas oferece diariamente alimentação.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *