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Pista central da Marginal Tietê é liberada para circulação de veículos

Segundo governo estadual, necessidade de colocação de estacas para conter erosão do solo foi descartada, e via tem condições de segurança para movimentação de carros. Prefeitura informou que rodízio de veículos continuará suspenso até esta sexta (4).


Agentes da CET liberam pista central da Marginal Tietê na tarde desta quinta-feira (3).  — Foto: Reprodução/TV Globo

Agentes da CET liberam pista central da Marginal Tietê na tarde desta quinta-feira (3). — Foto: Reprodução/TV Globo

A pista central da Marginal Tietê foi liberada para a circulação de automóveis às 17h01 desta quinta-feira (3), após a finalização da concretagem da cratera que se abriu no local ao lado de obra do Metrô da Linha 6-Laranja na Zona Norte de São Paulo.

Mais cedo, havia sido descartada a necessidade de colocação de estacas para deter a erosão do solo e por volta das 15h30 teve início a colocação de tapumes no canteiro que divide a pista local da central.

Tapumes são colocados no canteiro divisor da pista local para a central da Marginal Tietê — Foto: TV Globo

Tapumes são colocados no canteiro divisor da pista local para a central da Marginal Tietê — Foto: TV Globo

Já a pista local, a mais afetada pelo acidente, ainda não tem previsão de liberação.

Apesar da liberação da pista central, a prefeitura informou que o rodízio de veículos continuará suspenso até esta sexta (4).

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp afirmam que a pista central tem condições de segurança para circulação de carros.

“Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de Metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê”, diz o texto.

Ainda de acordo com a gestão estadual, serão instalados tapumes para preservar o local, proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos.

Cratera que se abriu nas obras na Linha 6-Laranja do Metrô na Marginal Tietê é completamente fechada com concreto — Foto:  Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Cratera que se abriu nas obras na Linha 6-Laranja do Metrô na Marginal Tietê é completamente fechada com concreto — Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Concretagem de cratera na Marginal Tietê é finalizada

Concretagem de cratera na Marginal Tietê é finalizada

O buraco foi preenchido com 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira.

Foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço VSE Aquinos, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes – a quantidade de concreto utilizada poderia erguer 6 prédios de 16 andares.

Mais de 220 colaboradores da Secretaria, da Sabesp e Linha Uni atuaram na realização desses trabalhos.

Concretagem de cratera aberta na Marginal — Foto: Reprodução/TV Globo

Concretagem de cratera aberta na Marginal — Foto: Reprodução/TV Globo

Reparo

A cratera e o túnel de ventilação foram concretados para dar mais sustentação e evitar novos deslizamentos na pista da Marginal Tietê, além de apoiar a tubulação de esgoto rompida para poder efetuar os reparos.

O esgoto de 9 bairros que passava pela tubulação rompida foi transferido para outra rede coletora paralela.

Cratera aberta na Marginal Tietê começa a ser coberta com toneladas de concreto

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O reparo da tubulação ainda não tem prazo para começar, pois será necessário aguardar o término da concretagem e retirada da água que vazou, e que será feita pelo poço da obra do Metrô que fica do lado contrário da marginal.

Entenda a importância da Marginal Tietê para a cidade de São Paulo

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20 mil toneladas de concreto

A concretagem do mega buraco começou na madrugada de terça para quarta (2) e cerca de 120 caminhões da empresa se revezaram para transportar cerca de 20 mil toneladas de concreto de sete usinas da Concreserv até o local do acidente, disse Fábio Novaes, presidente da empresa.

Concreserv diz que mais de mil caminhões de concreto serão usados no reparo da cratera em SP

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Na manhã desta quarta-feira (2), caminhões de pedras também foram registrados na região transportando pedras usadas para a estabilização do buraco. As pedras foram jogadas dentro do buraco, junto com a argamassa.

Segundo Paulo José Galli, secretário de Transportes do estado, os custos extras com o solapamento, como os gastos com rochas e concreto, serão pagos pela Acciona, pois já estão inclusos nos riscos de engenharia. O valor de concessão do contrato não vai aumentar.

Esgoto da região central

No início da semana, o secretário de Transportes afirmou que a liberação da Marginal poderia ocorrer no prazo de até dez dias.

Ele também disse que o esgoto que vazou no poço de ventilação e na cratera será retirado pelo outro fosso localizado no sentido Castello Branco da Marginal, já que a água alagou todo o túnel, que interliga os dois pontos.

“As rochas são colocadas no fosso de ventilação para dar estabilidade ao sistema todo e uma vez dando estabilidade nós vamos fazer a remoção do esgoto através do fosso do outro lado da Marginal Tietê”, explicou Galli.

O tatuzão que estava no túnel no momento do desmoronamento foi danificado e novas peças serão compradas para reformá-lo.

Segundo Galli, os custos extras com o solapamento, como os gastos com rochas e concreto, serão pagos pela Acciona, pois já estão inclusos nos riscos de engenharia. O valor de concessão do contrato não vai aumentar.

Caminhões carregando pedras que foram utilizadas para preencher cratera formada na Marginal Tietê — Foto: Reprodução/TV Globo

Desmoronamento

Veja como estava e como ficou a cratera aberta na Marginal Tietê

Veja como estava e como ficou a cratera aberta na Marginal Tietê

O acidente ocorreu na pista local da Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, depois da Ponte do Piqueri, na Zona Norte de São Paulo, na manhã de terça-feira (1º).

Uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ter cedido ao lado da obra do Metrô da Linha 6-Laranja, na Marginal Tietê, na Freguesia do Ó, na Zona Norte de São Paulo.

O desmoronamento ocorreu ao lado de um poço cavado construído entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó. Ao longo da manhã, o buraco aumentou de tamanho.

De acordo com Galli, o vazamento de uma galeria de esgoto causou o acidente. Provavelmente o solo não suportou o peso da galeria, que passava 3 metros acima da máquina conhecida como “tatuzão” e acabou se rompendo.

Ainda de acordo com o Galli, o “tatuzão” não atingiu a tubulação. Ainda não se sabe o que causou o vazamento. O governo investiga as causas.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que um “tatuzão” havia rompido uma adutora, que alagou a galeria. No entanto, o secretário afirma que o equipamento passava três metros abaixo da galeria e não houve choque com a adutora.

O “tatuzão” ficou danificado após o acidente na obra. O equipamento estava a 1,8 metro de distância do local que desmoronou. Para o presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Paulo Ferreira, a trepidação causada pelo tatuzão é uma das hipóteses para o acidente.

O que se sabe é que o tatuzão seguia no trecho sentido sul, na direção do Rio Tietê, entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó, e estava cerca de 3 metros abaixo do nível da tubulação de esgoto que rompeu e inundou a obra, ao lado do poço de ventilação.

A causa do rompimento da galeria de esgoto ainda é desconhecida e será investigada.

Por conta do acidente, o rodízio municipal de veículos ficará suspenso na cidade de São Paulo até sexta-feira (4).

nfográfico mostra como ocorreu o desabamento em obra do metrô de São Paulo — Foto: Editoria de arte/g1

nfográfico mostra como ocorreu o desabamento em obra do metrô de São Paulo — Foto: Editoria de arte/g1

Fonte: G1

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