CET demite engenheiro responsável pela Faixa Azul
CET demite engenheiro responsável pela Faixa Azul para motos em SP após vazamento de informação sobre perda do prazo para ampliar projeto
Projeto foi elaborado pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas e teve resultados positivos. Companhia, entretanto, perdeu prazo dado pela Secretaria Nacional de Trânsito para implementar novas faixas. Divulgação à imprensa da falha gerou retaliações.
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Faixa azul exclusiva para motos na Av. 23 de Maio, instalada em janeiro de 2022 — Foto: Celso Tavares/g1
A Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) demitiu nesta segunda-feira (28) o engenheiro Luiz Fernando Romano Devico, responsável pelo desenvolvimento da Faixa Azul exclusiva para motos na cidade de São Paulo.
A demissão ocorre após a imprensa tomar conhecimento que a CET perdeu o prazo para ampliar a Faixa Azul.
O projeto da Faixa Azul foi elaborado pela CET durante a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas e teve resultados positivos. Nunes deve tentar se reeleger nas eleições municipais de 2024.
A primeira faixa foi implementada em janeiro de 2022 na Avenida 23 de maio. Um ano depois, a via não registrou acidentes mortes.
Por conta do vazamento da informação à imprensa, entre a semana passada e esta segunda (28), outras pessoas ligadas ao ex-secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, também foram desligadas.
- A Secretaria Nacional de Trânsito deu prazo de 1 ano — a partir de 8 de agosto de 2022 — para que o município implementasse mais de 14 quilômetros de faixas exclusivas para motos nas Avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Rubem Berta, além de ampliar na Av. dos Bandeirantes;
- Atualmente, as faixas azuis existem nas Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes;
- Nesses trechos, não houve mortes de motociclistas entre janeiro e julho de 2023;
- Nos demais endereços, mais de 200 motociclistas morreram em acidentes na cidade.
Engenheiro demitido
Até junho, Luiz Fernando Romano Devico ocupava a diretoria de Projetos e Planejamento da CET, mas perdeu o cargo e foi transferido para o Departamento de Banco de Dados.
Foi ele quem trouxe o conceito, concepção teórica, convocou técnicos, motociclistas, sindicatos, viajou para os Estados Unidos e outros países para entender e desenvolver o projeto.
Troca no comando da CET
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Faixa Azul exclusiva para motos em SP — Foto: Arquivo Pessoal/Aldieres Batista
Favorável ao projeto, Nunes iniciou uma série de mudanças no comando da CET por conta do problema gerado após a Companhia perder o prazo para ampliação e a informação chegar até a imprensa.
Na semana passada, ele nomeou o engenheiro Hemilton Tsuneyoshi para a direção do departamento de trânsito da cidade.
Tsuneyoshi tem mais de 30 anos na Companhia, mas é também sócio em uma empresa de consultoria de engenharia, a Via Expressa Engenharia Limitada, como consta no cadastro nacional da pessoa jurídica. A empresa foi aberta em 1997.
Questionado sobre um possível conflito de interesses, uma vez que o engenheiro passa a assumir cargo de chefia dentro da Companhia, o prefeito afirmou que a empresa não está em operação desde 2019, apesar de a situação cadastral aparecer como ativa.
“O engenheiro Hemilton é um engenheiro de carreira, de muitos anos na CET. A questão dele ter uma empresa não desqualifica seu histórico profissional, a sua dedicação à CET e todo trabalho que desenvolveu até aqui. Essa empresa está há mais de dez anos sem atividade. Ela consta ativa na Receita Federal, mas sem atividade, inclusive sem a emissão de nenhuma nota fiscal. Também checamos que ela nunca prestou serviços para a Prefeitura de São Paulo ou para empresas que tenham ligação com a CET”
A gestão municipal ainda alega que Hemilton Tsuneyoshi vai se desligar do quadro de sócio.
Faixa Azul
O projeto Faixa Azul, uma sinalização de segurança para as motos, já existe nas avenidas 23 de Maio e dos Bandeirantes, e precisava de uma autorização da Secretaria Nacional de Trânsito para ser ampliado.
Essa autorização foi dada no dia 5 de agosto do ano passado e a Prefeitura de São Paulo tinha um ano para ampliar o trecho da Avenida dos Bandeirantes e implementar as faixas das avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Ruben Berta – o que não foi feito.
Como perdeu o prazo dado pela Secretaria Nacional, a administração municipal tem que fazer um outro pedido e aguardar nova autorização para que o projeto avance.
Fonte: G1