Palmeiras x Corinthians: como o futebol uniu os “irmãos” Maurício e Yuri Alberto, rivais no Dérbi
Palmeiras x Corinthians: como o futebol uniu os “irmãos” Maurício e Yuri Alberto, rivais no Dérbi
Amigos, atacantes rivais são candidatos a protagonistas no clássico desta noite, às 21h30 (de Brasília), que decide vaga nas quartas de final da Copa do Brasil
Por Laura Fonseca e Yago Rudá — São Paulo

Confrontos da Copa do Brasil vão levar a campo histórias de rivalidade e amizade
Nesta quarta-feira, a partir das 21h30 (horário de Brasília), Palmeiras e Corinthians decidem no Allianz Parque uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O confronto coloca frente a frente dois dos maiores rivais do futebol brasileiro e também marcará o embate de grandes amigos fora das quatro linhas: Yuri Alberto e Maurício.

Yuri Alberto, do Corinthians, fala sobre amizade com Maurício, do Palmeiras
Embora sejam de cidades diferentes e tenham tido formações distintas nas categorias de base, os atacantes de Corinthians e Palmeiras são amigos desde o início da adolescência, quando defenderam juntos as cores da seleção brasileira das divisões menores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/f/c/aasFCFThStEqMB1k9Lyw/mauricio-yuri.jpg)
Maurício e Yuri Alberto se abraçam antes de a bola rolar para Corinthians e Palmeiras na Neo Química Arena — Foto: Reprodução/ TV Globo
Hoje, apesar do fato de serem rivais no embate da Copa do Brasil, Yuri e Maurício são praticamente inseparáveis quando estão longe dos centros de treinamento e estádios.
– Meu irmãozão, gente boa pra caramba! Pegamos Seleção juntos no sub-15, sub-17, sub-20 e depois jogamos juntos no Inter – afirmou o camisa 9 do Corinthians ao ser questionado pelo ge se tinha alguma amizade sólida construída no futebol.
A relação que começou a ser construída nos gramados da Granja Comary, quando ambos defenderam a Amarelinha na base, se fortaleceu em Porto Alegre nas temporadas de 2020 e 2021. Na primeira delas, o Colorado bateu na trave e perdeu o título do Brasileirão por apenas um gol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/H/H/DzH7a6RLmS2opMLx3xOQ/yuri-e-mau-1-.webp)
Maurício e Yuri Alberto jogaram juntos por diversas categorias de base da Seleção — Foto: Reprodução/ Instagram
Em junho de 2024, quando Yuri Alberto já tinha passado pelo futebol da Rússia, voltado ao Brasil e estava consolidado no Corinthians, Maurício deixou o Inter para assinar com o Palmeiras. Daí em diante, com os dois trabalhando em São Paulo, os amigos voltaram a se aproximar.
– Estamos mais próximos, nos vimos uma vez, ele foi lá em casa e eu fiz um almoço. Ali do lado de São José dos Campos (cidade onde reside Yuri Alberto) tem uma fábrica de chocolate. Fomos juntos conhecer, foi super bacana, legal – revelou o atacante do Timão.
– É uma relação muito boa que tenho com ele, temos essa amizade desde a época da seleção de base. Depois, no Internacional, também. É claro que pela rivalidade que tem é um pouco complicado. Sempre fomos muito amigos, continuaremos sendo, mas é um Dérbi que vem pela frente e espero que a gente saia classificado – explicou Maurício à reportagem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/G/e/Kv8yiIQg60NBtVdN24Zg/yuri-e-mau-3-1-.jpg)
Yuri Alberto e Maurício no vestiário do Inter — Foto: Reprodução/ Instagram
Nesta noite, a amizade ficará de lado. Isto porque o duelo vale muito para alviverdes e alvinegros.
Do lado oeste da cidade, o Palmeiras de Maurício tenta se reafirmar na temporada e despachar o rival da Copa do Brasil para apagar a má impressão deixada em março, quando ficou com o vice-campeonato do Paulistão na Neo Química Arena.
Do lado leste da capital paulista, o Corinthians de Yuri Alberto coloca todas suas cartas na mesa para manter vivo o sonho de conseguir mais um título neste ano. Uma eliminação no Allianz Parque certamente implantaria uma crise no Parque São Jorge às vésperas da votação do impeachment do presidente afastado Augusto Melo.
Por ter vencido o jogo de ida, por 1 a 0, o Timão joga por qualquer empate para avançar de fase, enquanto o Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar. Uma vitória do Alviverde por um gol resultará em penalidades no Dérbi.
Fonte: Ge