Novo vídeo mostra objetos sendo arremessados durante confusão que culminou em morte de torcedora do Palmeiras


Novo vídeo mostra momento em que torcedores arremessam objetos na entrada de estádio

Novo vídeo mostra momento em que torcedores arremessam objetos na entrada de estádio

Novo vídeo, obtido pela TV Globo, mostra o momento em que torcedores do Flamengo e do Palmeiras arremessam objetos de um lado e do outro do portão que os separavam, na entrada do estádio, pouco antes do jogo ocorrido na noite de sábado (8).

Nele é possível ver quando um homem de barba e blusa clara arremessa uma garrafa em direção aos palmeirenses, enquanto o portão era fechado. Ele também aparece em outro vídeo que está com a polícia. No entanto, não é possível ver onde a garrafa caiu.

O homem é um dos investigados pela polícia sob a suspeita de ter atingido a torcedora palmeirense Gabriela Anelli, de 23 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu na segunda (10).

Soltura de suspeito

Torcedor suspeito de envolvimento em morte de palmeirense deixa prisão

Torcedor suspeito de envolvimento em morte de palmeirense deixa prisão

Já o torcedor do Flamengo Felipe Xavier Santiago, de 26 anos, que havia sido detido pela morte da torcedora do Palmeiras Gabriela Anelli, no sábado (8), foi liberado por volta das 17h40 desta quarta do Centro de Detenção Provisória 4 de Pinheiros, em São Paulo (veja vídeo acima), após a Justiça ter revogado sua prisão.

Santiago havia sido preso e foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por homicídio doloso consumado.

Na decisão, a juíza Marcela Raia de Sant’Anna, da 5ª Vara do Júri, afirmou:

“Ao contrário do noticiado e afirmado pelo delegado de polícia, o autuado não confessou ter arremessado a garrafa contra os torcedores do time adversário. […] Em seu interrogatório negou que tivesse jogado qualquer objeto de vidro contra os torcedores palmeirenses, afirmado que tinha pedras de gelo nas mãos, as quais arremessou em revide a rojões que os palmeirenses teriam jogado contra os flamenguistas”.

Segundo a decisão da Justiça:

  • “A pessoa que arremessou a garrafa contra os torcedores palmeirenses trata-se de um homem que possui barba, sendo, portanto, fisicamente diferente do autuado, além de vestir camisa clara, diversa da camisa do time do Flamengo que o autuado vestia quando foi preso”;
  • Tudo indica, portanto, que a garrafa que vitimou fatalmente Gabriella foi arremessada por outra pessoa que não o autuado, o que enseja a imediata revogação de sua prisão preventiva, com o prosseguimento das investigações para que o verdadeiro autor seja identificado, bem como para que eventual participação do autuado seja apurada”.

Além disso, a juíza determinou que o caso passe a ser investigado pelo DHPP.

“Diante da lamentável, para dizer o mínimo, postura do delegado de polícia, que se mostrou açodado e despreparado para conduzir as investigações, de rigor é a remessa dos autos ao DHPP, órgão especializado e preparado para a condução de investigações desta espécie”, destacou Marcela.

Pedido de liberdade

O Ministério Público de São Paulo havia pedido a liberdade na manhã desta quarta. De acordo com o promotor Rogério Leão Zagallo, as provas não cravam que Santiago jogou a garrafa de vidro que atingiu o pescoço e matou Gabriela.

“Ao que tudo está a indicar, a garrafa que teria gerado a morte de Gabriella não foi lançada por Leonardo, mas por esse torcedor que apresentava o rosto barbado e vestia camisa cinza”, defende Leão, ao pedir a soltura de Santiago.

Em seu pedido à Justiça, o promotor alegou que a Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) perdeu a credibilidade para seguir à frente do caso e pediu que a investigação seja repassada para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também da Polícia Civil de SP.

“Por outro lado, para além da inexistência da confissão anunciada pelo Delegado de Polícia César Saad, as imagens que aportaram nesta Promotoria de Justiça evidenciam a necessidade de que a investigação prossiga”, afirma Rogério Leão, ao se referir ao atual delegado responsável pela apuração do crime.

Investigação até aqui

Além de Felipe Santiago, a Polícia Civil investiga ao menos dez pessoas que jogaram garrafas na confusão entre torcedores que terminou com a morte de Gabriela. Os investigadores usam uma ferramenta de investigação de reconhecimento facial.

De acordo com o delegado Saad, todas essas imagens estão na unidade de inteligência. Os que forem identificados irão responder individualmente por possíveis crimes cometidos, informou o policial.

Morte de palmeirense: o que mostram os vídeos

Morte de palmeirense: o que mostram os vídeos

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *