Operação da GCM e da PM retira usuários da Cracolândia e os leva para debaixo de ponte em SP
Vídeos de moradores mostram tropas em volta do grupo em acesso da Marginal Tietê, Centro da capital. Governos Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas dizem que guardas e policiais fizeram apenas o acompanhamento dos usuários.
GCM e PM retiram usuários da Cracolândia e levam para debaixo de ponte em SP
Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) e Policiais Militares retiraram um grupo de dependentes químicos da Cracolândia, no Centro de São Paulo, e os levaram até debaixo de uma ponte que dá acesso à Marginal Tietê, também na região central da capital paulista na noite deste sábado (8).
Vídeos feitos por moradores da região (veja acima) flagraram o momento em que os agentes de segurança estão no local, enquanto os usuários de drogas passam a ocupar o espaço embaixo da ponte.
Na manhã deste domingo (9), não havia mais aglomeração de pessoas no local (veja imagem abaixo). Imagens feitas pela TV Globo mostram poucas barracas, carrinhos de coletar recicláveis e objetos deixados pelas pessoas no chão. Havia também pilhas de lixo.
Segundo a Prefeitura de SP, administrada por Ricardo Nunes (MDB), os guardas fizeram acompanhamento do grupo “garantindo o deslocamento de forma segura” e a ida das pessoas até ali não ocorreu por meio de ação, mas se deu de forma espontânea.
“Cotidianamente, a GCM presta apoio às ações diretas dos agentes das demais secretarias para mediar e evitar possíveis conflitos na execução dos serviços municipais, assegurando a proteção dos agentes públicos”, diz o poder público municipal.
Área embaixo da Ponte Estaiadinha, na manhã de domingo (9) — Foto: TV Globo
Já a Secretaria da Segurança Pública de SP (SSP), administrada por Guilherme Derrite na gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), também afirmou que os PM fizeram acompanhamento dos dependentes químicos de onde fica o fluxo da Cracolândia até debaixo da Ponte Estaiadinha.
“Tal ação das forças de segurança ocorreu diante de informações de que, após ações de requalificação das cenas de uso existentes no centro da capital, grande número de usuário de drogas estavam se deslocando em grupo pelos bairros da Santa Efigênia e dos Campos Elíseos”, disse a SSP, em nota.
De acordo com o estado, agentes de assistência social foram acionados para distribuir água a quem chegava ao local. Já na manhã deste domingo, policiais atuaram nos bairros de Campos Eísios e Santa Ifigênia.
“As forças de segurança, em atendimento às inúmeras solicitações de moradores, trabalhadores e comerciantes locais, continuam atuando na região para preservar a segurança e a ordem pública, por meio de ações de liberação de vias e requalificação dos locais, nos termos previstos na Política Estadual sobre drogas”, afirmou o governo Tarcísio.
Fonte: G1