Cidade de São Paulo passa a ter o trânsito dos seus 20 mil km de vias monitorado pela 1ª vez na história
Até então, apenas um índice de lentidão era gerado a partir de 868 km de vias monitoradas. Agora, o número absoluto será divulgado.
Trânsito intenso na Avenida 23 de Maio em São Paulo (SP), em dezembro de 2022 — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
A CET, em parceria com o aplicativo de mobilidade Waze, começou a divulgar nesta sexta-feira (3) informações do trânsito dos 20 mil km de vias existentes na cidade de São Paulo.
Até então, apenas um índice de lentidão era gerado a partir de 868 km de vias monitoradas. Agora, o número absoluto será divulgado.
Dessa forma, os índices apresentados até hoje não poderão ser comparados com os números de lentidão que passarão a ser divulgados pelos canais oficiais da Companhia a partir desta sexta-feira. Por conta disso, a CET vai manter, para a imprensa, a divulgação da tabela com os índices para efeito de comparação.
Nesta sexta-feira, às 20h, por exemplo, havia 585 km de trânsito, número bem superior ao recorde do índice de congestionamento do ano passado: 485 km, em dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo.
Histórico de monitoramento do trânsito na cidade:
- Na década de 80, a medição da lentidão de trânsito em São Paulo começa a ser feita pelo Monitrans, mediante observação de agentes em cima de prédios.
- Depois, câmeras de observação também começam a monitorar as vias.
- Inicialmente, 250 km eram monitorados.
- 2010: 868 km de vias passam a ser monitorados – até hoje, 3 de março de 2023
- 2016 : Em julho, a CET assinou com o Waze um Termo de Cooperação Técnica para Licença Cruzada de Conteúdo, por meio do programa Waze for Cities. Com a parceria, o Waze passou a monitorar as ruas da cidade e fornecer à CET acesso da Companhia ao portal Traffic View e ao banco de dados gerado a partir da utilização dos usuários. Em contrapartida, a CET fornece ao aplicativo as informações sobre eventos e bloqueios programados e significativos em tempo real.
- 2019: Base de dados de lentidão com dados do Waze é criada para efeito de comparação com o ano seguinte.
- 2020: Com a pandemia e a queda dos congestionamentos pela cidade – por muito tempo, o indicador Monitrans registrou zero quilômetro de congestionamento -, a CET passou a trabalhar os dados do banco do Waze e aplicar sobre eles alguns filtros. Um dos filtros aplicados é o que garante que os dados extraídos são dos mesmos 868 km monitorados pela CET, desde 2010, para compor o indicador de lentidão Monitrans. Com o Waze, mais vias foram alcançadas e mais lentidão foi registrada.
- 2023: Em março, CET começa a divulgar o número absoluto do congestionamento nos 20 mil km da cidade.
Os dados serão disponibilizados de segunda a sexta-feira, exceto feriados e emendas de feriados, das 6h às 20h. A informação estará na home do site da Companhia: www.cetsp.com.br.
Fonte: G1