Carnaval 2023 em SP: veja o que abre e o que fecha nos dias de folia


Bloco da Maria, da cantora Maria Rita, faz sua estreia no carnaval de rua de São Paulo em 2023 desfilando na Avenida Pedro Alvares Cabral em frente ao Parque do Ibirapuera na tarde deste domingo (12) — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Bloco da Maria, da cantora Maria Rita, faz sua estreia no carnaval de rua de São Paulo em 2023 desfilando na Avenida Pedro Alvares Cabral em frente ao Parque do Ibirapuera na tarde deste domingo (12) — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

A cidade de São Paulo será palco de desfiles de carnaval, tanto nas ruas quanto no Sambódromo do Anhembi, entre sábado (18) e terça-feira (21). Por isso, alguns serviços públicos municipais e estaduais funcionarão em esquema especial.

Segundo o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital, a propagação de uma frente fria deve provocar chuvas volumosas e queda de temperatura no final de semana. As máximas voltam a subir na segunda-feira (20), mas não devem passar dos 27°C.

Vacinação

 

A Secretaria Municipal da Saúde informou que as campanhas de imunização contra Covid-19, poliomielite e outras doenças ocorrerão normalmente nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, no sábado, na segunda e na terça-feira. Na quarta (22), além das AMAs/UBSs Integradas, a vacinação volta a ocorrer nas UBSs a partir das 12h.

Atendimento em Saúde

 

Algumas unidades de saúde na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do ponto facultativo decretado pela prefeitura.

Abertos entre segunda (20) e quarta (22):

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)
  • AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h
  • Hospitais municipais (HMs)
  • Hospitais Dia
  • Prontos-socorros municipais (PSMs)
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção
  • Laboratórios municipais
  • Divisões de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão
  • Hospitais estaduais
  • Postos de doação da Pró-Sangue Clínicas, Osasco, Mandaqui e Stella Maris (veja horários)

 

Rodízio

 

O rodízio municipal de veículos estará suspenso para automóveis de segunda (20) a quarta-feira (22). Continuará valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

As faixas exclusivas de ônibus serão liberadas somente na terça-feira (21). A liberação vale até as 4h de quarta-feira (22).

Trens, metrô e ônibus

 

CPTM: de sábado (18) a terça (21), as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade terão operações equivalentes a de um sábado e demanda monitorada. Na quarta (22), a operação será normal.

Metrô: as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata irão operar com frota reforçada entre sábado e terça. Na estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de Abril, Barão de Itapetininga e Praça da República estarão fechados. No lugar, os passageiros deverão utilizar os acessos Arouche (para embarque) e Caetano de Campos (para desembarque).

ViaMobilidade e ViaQuatro: somente a linha 4-Amarela terá alteração no funcionamento devido ao carnaval. No sábado (18) e domingo (19), a concessionária responsável prevê movimentação intensa na região das estações República, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Butantã e Vila Sônia. Já na segunda (20) e terça (21), o fluxo deve ser maior nas estações República, Fradique Coutinho, Butantã, Morumbi e Vila Sônia. Nos dias de muito movimento, os banheiros das estações mencionadas ficarão fechados, segundo a ViaQuatro, como forma de evitar aglomerações de foliões.

EMTU: na segunda-feira, as linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo irão operar no esquema de um sábado. Na terça e quarta (até as 12h), elas circularão como em um domingo. A partir do meio-dia de quarta-feira, as frotas serão reforçadas.

SPTrans: a operação dos ônibus municipais na segunda-feira (20) contará com 83% da frota utilizada em dias comuns. Na terça (21), será equivalente a de um sábado comum. Já na quarta (22), a circulação será normal de um dia útil. O posto central da SPTrans estará fechado para atendimento na segunda e terça, voltando a funcionar às 8h da quarta. Os postos de venda localizados nos terminais de ônibus funcionarão normalmente, das 6h às 22h.

Parques

 

Os parques municipais naturais e urbanos terão funcionamento normal neste carnaval. Na segunda-feira, eles ficam fechados devido a serviços de manutenção. Os parques Augusta, Povo e Chácara do Jockey terão alguns portões de acesso fechados durante a passagem dos blocos de ruas. Para acessá-los o público terá utilizar entradas alternativas (confira aqui).

O Planetário do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, contará com uma programação especial nestes dias de folia (veja mais).

Serviços bancários

 

As agências bancárias não funcionarão entre segunda (20) e o meio-dia de quarta-feira (22). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking).

Contas de consumo — água, energia e telefone, por exemplo — e carnês com vencimento para os dias da folia (segunda e terça) poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil (quarta).

Poupatempo

 

Os 12 postos do Poupatempo localizados na capital paulista estarão fechados na segunda (20) e terça-feira (21), reabrindo na quarta (22), após o meio-dia, com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Todos os 245 serviços digitais do programa permanecem disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *