‘Maioria fica com o coração na mão quando chove’, diz moradora do Jardim Pantanal, Zona Leste de SP

Famílias relatam que problema ocorre há décadas no bairro; eles contam que já saem de casa com troca de roupa e chinelos para se locomover em meio às vias cobertas de lama e água.


Moradora do Jardim Pantanal, Zona Leste de SP, enfrenta rua alagada  — Foto: Reprodução/TV Globo

Moradora do Jardim Pantanal, Zona Leste de SP, enfrenta rua alagada — Foto: Reprodução/TV Globo

Moradores do Jardim Pantanal, Zona Leste da capital paulista, reclamam que toda vez que chove as ruas ficam alagadas, causando transtornos para quem vive no local. Por isso, quando sabem que terá chuva, muitos saem de casa com troca de roupa e chinelos para se locomover.

Nesta quinta-feira (5), o bairro amanheceu com casas e vias alagadas devido à chuva que atinge São Paulo desde quarta-feira (4).

Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, a moradora Meire relatou que mora há 28 anos no Jardim Pantanal e que espera por uma solução há décadas.

“Minha casa está toda alagada na garagem. Essa água está insuportável. A prefeitura nunca faz nada e há 28 anos que eu estou morando aqui é a mesma coisa. É um absurdo. Tem que tomar providência. A casa nem consigo vender. Estou com problema na perna, fazendo tratamento, e estou pisando nessa água. Aqui paga esgoto, luz, água, imposto”, afirmou.

Rua alagada no Jardim Pantanal, Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Rua alagada no Jardim Pantanal, Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Outra moradora precisou enfrentar o alagamento com uma criança no colo, na manhã desta quinta, para conseguir pegar o carro que estava em um estacionamento e levar o pai para o trabalho. Segundo ela, quando chove, os moradores já ficam apreensivos.

“Eu moro há mais de 15 anos e a maioria das pessoas fica com coração na mão quando chove. A minha casa não enche, mas tem casa que sim. Mesmo que você peça a Deus que não encha, não tem jeito”, afirmou Edinaira ao Bom Dia São Paulo.

Ainda conforme Edinaira, a maioria da limpeza é feita pelos moradores. “É só promessa, mas resolver ninguém resolve. Todas as vezes tem que passar por essa rua alagada quando chove. Não tem jeito”.

“Nem precisa chover tanto para acontecer isso. É inevitável. A parte debaixo da rua, não dá vazão e o sistema de esgoto que não funciona”, ressalta o morador Florisvaldo.

Chuva alaga vias do Jardim Pantanal, na Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Chuva alaga vias do Jardim Pantanal, na Zona Leste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, a prefeitura de São Paulo informou que trabalha no planejamento das obras de microdrenagem, pavimentação e macrodrenagem na região do Jardim Pantanal.

“Essas intervenções vão melhorar o escoamento da água no bairro e vão impedir que a água do Tietê chegue até as casas em período de cheia. Equipes foram deslocadas para a rua e outros endereços para fazer o bombeamento da água”.

Região Metropolitana

Em Franco da Rocha e Caieiras, o temporal bloqueia vias de acesso à cidade. A Defesa Civil foi acionada em diversas residências para resgatar moradores ilhados.

A entrada da estação Franco da Rocha ficou coberta de água. Com isso, funcionários trabalham na limpeza das vias.

Estação Franco da Rocha ficou completamente alagada na madrugada desta quinta (5) — Foto: Reprodução/TV Globo

Estação Franco da Rocha ficou completamente alagada na madrugada desta quinta (5) — Foto: Reprodução/TV Globo

Funcionários da prefeitura atuam na limpeza das ruas de Franco da Rocha  — Foto: Reprodução/TV Globo

Funcionários da prefeitura atuam na limpeza das ruas de Franco da Rocha — Foto: Reprodução/TV Globo

Previsão

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, da Prefeitura de SP, a frente fria deve se afastar, mas a entrada de uma massa de ar frio, atípica para a época do ano, ainda mantém as temperaturas baixas.

A quinta-feira (5) será marcada por céu encoberto e garoa intermitente.

Por conta da ação dos ventos, a sensação será de mais frio do que o registrado. Os termômetros oscilam entre 15°C na madrugada e não passam dos 19°C no início da tarde.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *