Vídeo mostra bois, vacas e cavalos circulando perto da Marginal Pinheiros, na Zona Sul de SP

Moradores reclamam do risco de acidentes.


Animais são registrados em via próxima à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de SP

Um vídeo enviado ao g1 mostra a circulação de bois, vacas e cavalos na região de Interlagos, Zona Sul da cidade de São Paulo, próximo à Marginal Pinheiros. O flagrante foi feito na última segunda-feira (12) por uma moradora da região que afirma que a cena é constante na alça de acesso da Ponte Vitorino Goulart da Silva para a Rua Plinio Schmidt, próximo à estação Autódromo, da Linha 9-Esmeralda da Viamobilidade.

Animais circulam próximo à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo pessoal

Animais circulam próximo à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a mulher, que prefere não se identificar, um guard-rail foi recentemente danificado pela população local para facilitar a travessia de pedestres, o que facilita a passagem também dos animais, e gera perigos. A moradora acredita que eles pertencem a uma comunidade que fica próxima e vão para a área pastar, já que há uma grande área verde.

Animais pastam em área próxima à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo pessoal

Animais pastam em área próxima à Marginal Pinheiros, na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo pessoal

Ela diz ter feito diversas reclamações para a Prefeitura de São Paulo, mas afirma que nenhuma providência foi tomada até o momento.

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que agendará uma nova vistoria nos locais.

“As ações de remoção de animais de grande porte no município ocorrem a partir de denúncias feitas ao portal 156 e à Ouvidoria SUS da capital. As últimas ocorrências relacionadas à avenida Jair Ribeiro da Silva e à rua Plínio Schmidt foram registradas em 6 de julho e 23 de maio deste ano respectivamente.

Nas duas ocasiões, não foi constatada a presença de animais nessas vias, porém a Vigilância Ambiental da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Capela do Socorro/Grajaú agendará uma nova vistoria nos locais a fim de tentar identificar o proprietário e autuá-lo. A DVZ retomou as tentativas de contato com os autores das denúncias anteriores na manhã desta quarta-feira (14), porém não teve retorno.

Em casos de solicitações de remoção de muitos animais, a DVZ encaminha a demanda para o Escritório Estadual de Defesa Agropecuária, enquanto os relatos de maus-tratos são direcionados à Divisão de Investigação sobre Infrações e Maus-tratos a Animais e Contra o Meio Ambiente do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), pelo telefone (11) 3338-0155, ou por meio do site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal: https://www.webdenuncia.org.br/depa.

A lista completa de canais de atendimento da rede de ouvidorias da Prefeitura de São Paulo pode ser acessada neste link.”

Ainda em nota, a prefeitura disse que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também realizou uma vistoria no local, constatou a falta de defensas na via e vai realizar as reposições necessárias.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *