Fila no INSS: moradores da periferia de São Paulo batalham por direito ao BPC; veja no Profissão Repórter
Programa desta terça-feira (16) mostra a longa espera na fila do INSS que muitos brasileiros estão enfrentando para ter acesso aos benefícios do governo.
Milena e André com família da periferia de São Paulo — Foto: Profissão Repórter
Nesta terça-feira (16), o Profissão Repórter mostra a longa espera na fila do INSS que muitos brasileiros estão enfrentando para ter acesso aos benefícios do governo.
Um deles, o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, é pago às pessoas com alguma deficiência ou idosos com mais de 65 anos que comprovem situação de vulnerabilidade social, e a repórter Milena Rocha e o repórter cinematográfico Luiz Silva e Silva acompanharam a batalha de moradores da periferia de São Paulo na busca pelo direito de recebê-lo.
As famílias ouvidas possuem laudos que comprovam a deficiência dos filhos, são inscritas no Cadastro Único e, ainda assim, têm em suas mãos cartas enviadas pelo INSS com os pedidos de benefício negados.
Ana Paula Lombardi é mãe de Isaque, um garoto com autismo que teve o BPC negado. Mãe solo, ela entrou com um recurso e, enquanto aguarda, faz bicos para garantir a renda da casa.
“Meu filho está sem vaga na escola e passa o dia em casa. Eu faço bicos que não são suficientes para pagar as contas. Quando aperta mesmo, eu vou para porta do restaurante pedir comida”, conta.
Assista ao programa depois de “Filhas de Eva”.
Família luta por direito de receber BPC — Foto: Profissão Repórter
Milena entrevistando mãe que busca BPC para a filha — Foto: Profissão Repórter
Fonte: G1