Prefeitura de SP começa obras de calçadas mais amplas e acessíveis na Avenida Santo Amaro
Avenida da Zona Sul da capital também vai ganhar nova sinalização no asfalto, no corredor de ônibus e novas paradas de ônibus. Serão investidos R$ 62,6 milhões nas intervenções, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima. Obras vão durar 18 meses, confira interdições e alternativas.
Prefeitura de SP começa obras na Avenida Santo Amaro, que terá calçadas mais amplas e acessíveis — Foto: Reprodução/TV Globo
A Prefeitura de São Paulo começou nesta segunda-feira (18) as obras na Avenida Santo Amaro, na Zona Sul. A avenida vai ganhar calçadas mais amplas, pontos de acessibilidade, nova sinalização no asfalto, no corredor de ônibus e novas paradas de ônibus.
Serão revitalizados 2,5 km da via, no trecho entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e a Avenida dos Bandeirantes. As obras contam com o gerenciamento da SPObras e estão previstas para serem finalizadas em 18 meses.
No total, serão investidos R$ 62,6 milhões nas intervenções, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima.
De acordo com a Prefeitura, o investimento é necessário porque a via apresenta passeios inacessíveis, estreitos e em alguns pontos, insuficiente para comportar o fluxo de pedestres. As interdições começaram no sábado (16), mas as obras iniciaram nesta segunda (18).
Intervenções previstas
De acordo com a Prefeitura, as melhorias abrangem o alargamento das calçadas; implantação de acessibilidade universal em ambos os lados da avenida; execução de pavimento de concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus; faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis; implantação de novas paradas de ônibus, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros; melhorias na estrutura de drenagem urbana; novo mobiliário urbano; ampliação de áreas verdes e paisagismo; sinalização e comunicação visual; iluminação pública em LED; travessias para conexão ao plano cicloviário previsto nas vias coletoras e locais; além do enterramento e ordenamento das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações.
Serão feitas ações conjuntas com todas as concessionárias de água, esgoto, gás, luz e telecomunicações para o enterramento das redes, contando com o que há de mais moderno em recursos de infraestrutura e construção civil, de acordo com a Prefeitura.
Interdições
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ressalta que a Avenida Santo Amaro está sendo interditada parcialmente entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Braz, na Vila Nova Conceição, Zona Sul da cidade, para obras de requalificação da avenida.
Foram implantadas interdições na Avenida Santo Amaro, entre a Avenida Pres. Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Braz, uma faixa por sentido, e Rua Egito, entre as ruas Santa Justina e Dra. Maria Augusta Saraiva.
A CET alerta que é preciso respeitar a sinalização e se precisar de instruções, ter cuidado para não atrapalhar ainda mais o trânsito na hora de parar o carro para perguntar.
Alternativas
- Avenida Santo Amaro, sentido Centro, deverão seguir à direita na Avenida Hélio Pellegrino, seguir em frente na Rua Inhambu, à esquerda na Avenida República do Líbano e, a partir daí, seguir a orientação existente até a Avenida Brig. Luís Antônio, entrando à direita em direção ao Centro ou à esquerda em direção à Avenida Santo Amaro;
- Avenida São Gabriel, sentido bairro, deverão contornar a Praça Dom Gastão Liberal Pinto até acessar o trecho inicial da Av. Santo Amaro no sentido bairro, seguir em frente na Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro;
- Avenida São Gabriel, sentido bairro, entrar à direita na Rua Joaquim Floriano, à esquerda na Rua João Cachoeira e à direita na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro.
Fonte: G1