Guilherme Boulos vai ser coordenador-geral da pré-campanha de Lula em SP
Boulos vai coordenar campanha em SP ao lado de dirigente petista Luiz Marinho, e também deve ser candidato a deputado federal pelo PSOL.
Lula e Boulos em evento do MTST em São Paulo — Foto: DEIVIDI CORREA/ESTADÃO CONTEÚDO
A pré-campanha de Lula à presidência da República vai ser coordenada por Guilherme Boulos em São Paulo .A decisão foi tomada pela coordenação do PT em uma reunião na segunda-feira (11).
Líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Boulos será o coordenador-geral da campanha em território paulista ao lado do dirigente petista Luiz Marinho.
Além disso, Boulos também é pré-candidato a deputado federal pelo PSOL, conforme anunciou em evento em maio deste ano.
Em comunicado oficial, Boulos declarou que “o convite de Lula para ser coordenador de pré-campanha me motivará a trabalhar ainda mais em defesa da população do Estado de São Paulo“.
“Somaremos forças para derrotar o bolsonarismo e eleger uma grande bancada de esquerda que garanta a reconstrução do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023”, completou.
Pré-candidato a deputado
O PSOL lançou, em maio deste ano, a pré-candidatura de Guilherme Boulos a deputado federal por São Paulo, durante evento realizado na região central da capital paulista e transmitido pelas redes sociais.
Guilherme Boulos (PSOL) durante lançamento de pré-candidatura a deputado federal em evento em São Paulo em maio de 2022 — Foto: SAULO DIAS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O coordenador nacional do MTST seria candidato ao governo de São Paulo, mas desistiu da disputa por conta da aliança nacional do seu partido com o PT, que lançará Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes.
O acordo entre os partidos também prevê que o PT apoie a candidatura de Boulos à Prefeitura de São Paulo em 2024, o que já foi confirmado por Lula.
As candidaturas ao Congresso Nacional nesta eleição se tornaram uma prioridade para os partidos por conta das verbas do fundo eleitoral. Atualmente o PSOL conta com uma bancada de oito parlamentares federais.
Perfil
Coordenador do MTST e membro da direção do movimento de esquerda “Frente Povo Sem Medo”, Guilherme Boulos tem 39 anos e nasceu em São Paulo. Em 2020, ele foi o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo. Em 2018, Boulos também concorreu à Presidência da República pelo partido.
Filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduou-se em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Especializou-se em Psicologia Clínica pela PUC/SP e também é mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.
Fonte: G1