Médico é flagrado jogando paciência e pacientes perdem a calma em unidade de saúde no litoral de SP: ‘é o cúmulo’

Espera ultrapassava uma hora, mas, depois da denúncia, todos que esperava foram atendidos em 15 minutos.


Clinico geral jogava 'paciência' no computador enquanto pacientes aguardavam atendimento — Foto: Roberto Forge

Clinico geral jogava ‘paciência’ no computador enquanto pacientes aguardavam atendimento — Foto: Roberto Forge

Um médico foi flagrado jogando paciência no computador na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, enquanto os pacientes aguardavam por mais de uma hora para serem atendidos. Ao g1, o morador que flagrou a cena contou nesta quinta-feira (29) que após abordar o profissional, este garantiu que estava vendo as fichas dos pacientes. A prefeitura afastou o funcionário.

O autônomo Roberto Forge, de 45 anos, disse ter ido à UPA, no último sábado (25), acompanhar a esposa que sofria uma crise de cálculo renal e suspeita de cálculo na vesícula. Ele conta que outros dez pacientes aguardavam consulta.

Após uma hora de espera, o autônomo foi pedir informações sobre o motivo da demora e flagrou o clínico geral, que estava de plantão, jogando ‘paciência’ no computador, dentro do consultório.

O morador chamou o profissional e questionou a situação. Forge alegou ter dito ao médico ele deveria honrar o juramento [de Hipócrates, da Medicina] e respeitar os pacientes.

“Minha esposa estava com dor. Cálculo renal não é uma simples dor de cabeça. E o médico jogando paciência no computador? É o cumulo!”, disse o autônomo Roberto Forge.

“Ele ainda teve a cara de pau de me falar que estava vendo ficha de pacientes. Ele colocou a culpa nas enfermeiras que não teriam avisado que pacientes aguardavam. Após confrontá-lo, pedi para outro médico atender minha esposa, por saber que ele não faz o atendimento correto”, disse.

Após as reclamações feitas ao médico e aos demais funcionários, o autor do flagrante relatou que em 15 minutos todos foram atendidos e não havia mais fila.

Cerca de dez pacientes esperavam pelo atendimento no momento em que o médico foi flagrado jogando no computador — Foto: Roberto Forge

Cerca de dez pacientes esperavam pelo atendimento no momento em que o médico foi flagrado jogando no computador — Foto: Roberto Forge

Resposta

Em nota, a Prefeitura de Ilha Comprida informou que o médico plantonista presta serviço à saúde do município por intermédio de empresa contratada. “Em razão da reclamação, o município solicitou à empresa o afastamento do médico do quadro até a apuração das circunstâncias”.

A administração municipal afirma que já foi constatado que o fato não teve desdobramentos que pudessem colocar em risco a vida dos pacientes.

A Diretora de Saúde, Vanessa Cristina Gimenes de Melo, publicou um posicionamento sobre o caso nas redes sociais e agradeceu aos funcionários da saúde pelo “bom atendimento e pela excelência dos serviços prestados à população, não somente na UPA, mas em todas as unidades”.

“Aproveitamos para externar a nossa gratidão aos funcionários do Departamento de Saúde por todo trabalho e compromisso, e aos nossos pacientes, para que continuem acreditando e confiando em nosso trabalho, pois estaremos a cada dia buscando o melhor para atendê-los”, escreveu.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *