Esportes

Análise: Palmeiras mostra padrão mesmo com desfalques e cria segurança competitiva

Verdão encerra Data Fifa ampliando sequência de invencibilidade e na liderança do Brasileirão; convocados retornam, mas preocupação agora é com os lesionados


Melhores momentos: Coritiba 0 x 2 Palmeiras, pela 11a rodada do Brasileirão 2022

Se as convocações para as seleções sul-americanas preocuparam o Palmeiras para uma sequência de confrontos diretos no Brasileirão, o time de Abel Ferreira encerrou o período no último domingo da melhor forma possível: com a liderança da competição nacional.

Embalado, o Verdão superou desfalques importantes no time titular e ampliou a sequência invicta em partidas importantes contra Santos, Atlético-MG, Botafogo e, por último, Coritiba. A vitória por 2 a 0 contra o Coxa, no Couto Pereira, fez o time construir uma campanha de 83,3% de aproveitamento durante a Data Fifa.

Por mais que o Coritiba não esteja entre os candidatos ao título do Brasileirão, o Palmeiras usou de seu próprio retrospecto para respeitar e valorizar o confronto. Antes do jogo válido pela 11ª rodada da competição nacional de 2022, o Verdão não vencia o adversário no Paraná desde 1997.

Comemoração do gol do Palmeiras contra o Coritiba — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Comemoração do gol do Palmeiras contra o Coritiba — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Em campo, um time desfalcado, mas próximo do considerado ideal, sobrou em segurança. A postura no início, de pressionar e buscar o ataque, deu resultado com um belo gol de Dudu. E poderiam ter saído outros antes do intervalo.

Na segunda etapa, Weverton até apareceu em dois lances importantes, mas a chance mais perigosa para os donos da casa ocorreu quando os palmeirenses já venciam por 2 a 0. Em contra-ataque perfeito, Zé Rafael lançou Gabriel Veron, que deu linda assistência para Rony definir a vitória.

Sem Danilo, Weverton e Atuesta, os palmeirenses venceram o Santos e empataram com o Atlético-MG. O trio voltou a ficar à disposição na goleada contra o Botafogo, mas os zagueiros Gustavo Gómez e Benjamín Kuscevic continuaram como ausências até o jogo em Curitiba.

A tendência é que o paraguaio retorne contra o Atlético-GO, na quinta-feira, e que o chileno seja relacionado apenas para o clássico contra o São Paulo na próxima segunda-feira.

Abel Ferreira e Dudu comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Abel Ferreira e Dudu comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Superadas as convocações, o que preocupa agora é o departamento médico. Raphael Veiga está em recuperação de uma lesão na coxa direita, e Marcos Rocha foi substituído ainda no primeiro tempo do jogo contra o Coritiba depois de sentir um desconforto muscular. Problemas importantes para mais uma sequência decisiva.

Mas o embalo provocado pelo bom trabalho da comissão técnica em uma rotina de jogos em sequência e mudanças regulares dá ao clube a possibilidade de tentar minimizar os impactos dos desfalques na base palmeirense.

O resultado tem sido positivo, prova dos números no Brasileirão, e o desempenho cada vez mais sólido. Como disse Abel em entrevista coletiva, qualquer previsão neste momento da etapa da temporada é equivocada. Há muita coisa para ser disputada até os términos das competições. Mas é seguro afirmar que o Verdão vai brigar. Mais uma vez.

“Vai ter que correr muito pra superar o Palmeiras”, comemora Bocca | A Voz da Torcida

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *