Cidade de SP pede autorização do Ministério da Saúde para ampliar aplicação de doses de reforço contra Covid em 3 novos grupos

Prefeitura quer dar quarta dose a profissionais de saúde, pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, além da primeira dose adicional para adolescentes de 12 a 17 anos. Solicitação foi feita na dia 19, após aumento de casos da doença. Gestão municipal diz que ainda não recebeu retorno do governo federal.


Imagem de vacina diante de placa escrita Covid — Foto: Tatyana Makeyeva/REUTERS

Imagem de vacina diante de placa escrita Covid — Foto: Tatyana Makeyeva/REUTERS

Prefeitura de São Paulo enviou ao Ministério da Saúde um pedido de autorização para ampliar a aplicação de doses adicionais da vacina contra a Covid em três novos grupos:

  • Quarta dose de vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde de todas as faixas etárias;
  • Quarta dose para pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades;
  • Terceira dose (ou primeira dose adicional) para todos os adolescentes de 12 a 17 anos.

Um ofício com o pedido foi enviado ao governo federal no dia 19 de maio, mas segue sem resposta.

Segundo a gestão municipal, a solicitação leva em conta a tendência de aumento da positividade nos testes rápidos que, na semana passada, apresentava percentual de 2% na semana epidemiológica 14 (de 3 a 9 de abril), e de 12,7% na semana epidemiológica 20 (de 15 a 21 de maio).

A Secretaria Municipal da Saúde alega que está preparada com vacinas e insumos, e aguarda o parecer do Plano Nacional de Imunização (PNI) para começar a nova fase de imunização.

Surto de casos na Grande SP

Nesta semana, as prefeituras de pelo menos cinco cidades da Grande São Paulo passaram a recomendar que os alunos voltem a usar máscaras de proteção contra a Covid-19 nas escolas municipais.

Nas cidades de Carapicuíba, Poá, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, o uso de máscaras voltou a ser indicado em ambientes abertos e fechados das instituições de ensino.

Em Santo André, houve distribuição de máscaras em uma escola pública nesta terça-feira (24). A preocupação é com surtos recentes de Covid-19 entre crianças.

Em uma escola municipal na Vila Sá, onde há cerca de 500 estudantes, foram confirmados 11 casos de Covid-19 só no mês de maio.

Estado

O estado registrou nesta segunda (23) uma média móvel de 2.435 novos casos de Covid-19 por dia, além de 35 mortes causadas pela doença diariamente.

O número de casos apresenta tendência de queda e é 44% menor do que o verificado há 14 dias. Já o total de mortes está em tendência de alta, com aumento de 69% em 14 dias.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *