Com alta de casos de Covid-19, Santos faz alerta sobre reforço da vacina

Entre 8 e 14 de maio, das 1.247 notificações, 326 – o equivalente a 26%, corresponderam a casos positivos da doença.


Com alta de casos de Covid-19, Santos faz alerta sobre reforço da vacina — Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos

Com alta de casos de Covid-19, Santos faz alerta sobre reforço da vacina — Foto: Susan Hortas/Prefeitura de Santos

Os casos positivos de Covid-19 em relação ao total de testes e exames realizados aumentaram no último mês entre moradores de Santos, no litoral de São Paulo, segundo o e-SUS, plataforma do Ministério da Saúde. Por este motivo, a secretaria de Saúde faz um alerta sobre o reforço da vacina e a quantidade de pessoas com doses em atraso.

Entre 3 a 9 de abril, das 1.051 notificações registradas pelo sistema federal, 171 referiam-se a casos positivos, ou seja, 16%. Já no período de 8 até 14 de maio, das 1.247 notificações, 326 (26%) corresponderam a casos positivos.

A Secretaria de Saúde faz um alerta para a situação, em especial no que se refere à vacinação das doses de reforço, já que o número de pessoas com doses em atraso é alto, sendo 112.118 pessoas com atraso da primeira dose de reforço (correspondendo a 26% dos que já cumpriram o intervalo e têm direito ao imunizante) e 38.614 não retornaram à segunda dose de reforço (49,1% dos que cumpriram o intervalo).

Em nota, o secretário de Saúde, Adriano Catapreta, faz um apelo para que as pessoas compareçam aos postos de vacinação. “Em especial agora que o frio chegou e é mais comum permanecer em locais fechados, com outras pessoas, o que aumenta a chance de circulação do coronavírus e de outros do trato respiratório, como a Influenza (gripe)”.

Público-alvo

A primeira dose de reforço é aplicada após a dose única da Janssen ou segundas doses de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, e está disponível para as pessoas a partir de 18 anos e também aos imunossuprimidos a partir de 12 anos.

Os intervalos variam de 122 dias em relação à dose anterior para quem tem 18 anos ou mais e tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer; 61 dias para as pessoas de 18 anos ou mais que tomaram a dose única da Janssen e 28 dias para os imunossuprimidos.https://3af5fc4f0278bde9514c57a0913cca1a.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Já o segundo reforço da vacina é oferecido apenas às pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos, com intervalo de 122 dias da dose anterior.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *