Vacinação contra a gripe é antecipada para domingo (27) no estado de São Paulo
Imunização nos postos de saúde começará com idosos acima de 80 anos. Campanha nacional começa no dia 4 de abril.
Vacina contra gripe em São Paulo — Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP
O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (23) que antecipará o do início da vacinação contra a gripe no estado para o domingo (27). A campanha nacional de vacinação contra a Influenza começa no dia 4 de abril.
Os primeiros a receberem as doses nos postos de saúde serão os idosos com mais de 80 anos. A partir do dia 4 de abril serão vacinados os próximos grupos. (Veja as novas datas abaixo)
Em 2021, crianças de até seis anos faziam parte do grupo prioritário para a vacina da gripe. O Ministério da Saúde, no entanto, excluiu essa faixa etária. Agora, as doses serão aplicadas apenas em crianças de seis meses a quatro anos e onze meses de idade.
Vacinação contra a gripe em SP
- 27 de março: idosos acima de 80 anos
- 4 de abril: idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde
- 2 de maio: crianças com idade acima de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas
- 9 de maio: indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades
- 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público coletivo e rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Campanha de vacinação contra a gripe no estado de São Paulo. — Foto: Divulgação/Governo de SP
‘Domingão da vacinação’
A gestão estadual também promoverá no domingo (27) o dia para imunização das pessoas que estão com doses atrasadas contra a Covid-19
“Domingo dia 27 é o ‘domingão da vacinação’, uma grande oportunidade para que toda a família possa ir tomar a sua vacina. Então, aqueles que não tomaram a segunda ou terceira dose, é uma oportunidade para fazê-lo”, disse o governador João Doria (PSDB).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até esta quarta-feira (23) 75,71% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram a primeira dose contra a Covid. Já a porcentagem das que tomaram a segunda dose é de 34,47%.
No domingo, 5 mil Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 7h às 19h no estado de São Paulo.
Fonte: G1