Governo de SP estuda flexibilizar uso de máscara dentro das escolas, diz secretário da Educação

Segundo Rossieli Soares, medida é avaliada pelo comitê científico e deve ser definida nas próximas duas semanas. Gestão estadual monitora impacto do carnaval nos indicadores de saúde para balizar decisão.


Movimentação de alunos na Escola Estadual Professor Simão Mathias, na Zona Leste de SP — Foto: Peter Leone/A7 Press/Estadão Conteúdo

Movimentação de alunos na Escola Estadual Professor Simão Mathias, na Zona Leste de SP — Foto: Peter Leone/A7 Press/Estadão Conteúdo

O governo de São Paulo estuda flexibilizar o uso de máscara dentro das escolas. Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Sorares, uma definição sobre a liberação deve ser apresentada pelo comitê científico nas próximas duas semanas.

“Acho que esse momento está se aproximando, vamos ver o comportamento do vírus após o carnaval. Os números são extremamente positivos. O mundo inteiro está caminhando para a retirada de máscara das crianças menores. É uma tendência aqui, mas é uma discussão que está sendo feita pelo comitê científico do governo. (…) Talvez nas duas próximas semanas a gente tenha alguma decisão nesse sentido”, afirmou Rossieli em coletiva de imprensa na tarde desta quarta (2).

A obrigatoriedade do uso de máscaras segue mantida em todos os ambientes até dia 31 de março no estado.

No final de fevereiro, durante coletiva de imprensa, o coordenador do comitê, Paulo Menezes, disse que a liberação para toda a população era estudada, mas ainda sem uma data definida.

Na avaliação do comitê, apesar de os indicadores apontarem tendência de queda nos casos e mortes de Covid-19 decorrentes da transmissão da ômicron, é cedo para anunciar mudanças.

Especialistas defendem o uso da máscara como uma das principais medidas, além da vacinação, para conter o avanço da ômicron.

“O comitê científico tem analisado essa questão das máscaras, tá estudando. Nós temos um decreto no estado de São Paulo em que o uso obrigatório das máscaras se estende até final do mês de março. Então, vamos continuar fazendo essa avaliação, é possível que em algum momento nós possamos fazer esse anúncio, não sabemos ainda exatamente quando será feito, porque nós estamos analisando os indicadores, é a primeira semana que nós temos redução no número de mortes, então continuaremos fazendo análise dessa situação”, disse o médico João Gabbardo, integrante do Comitê de Saúde.

Queda antes do carnaval

Na final de fevereiro, o estado de São Paulo registrou, pela primeira vez em 2022, uma semana com menos mortes por Covid-19 do que a anterior.

Antes disso, os dados de São Paulo ao longo de janeiro mostraram aumentos semanais consecutivos.

Na segunda semana de janeiro, houve um aumento de 115% em relação à semana anterior, seguido de altas semanas de 118%, 87%, 25% e, finalmente, 11%.

Durante o mês de janeiro, o estado de São Paulo teve problemas com a notificação de casos e mortes por Covid-19 após o sistema usado pelo Ministério da Saúde viver um apagão.

Por conta disso, alguns registros podem ter ficado represados no começo do ano. Pesquisadores ficaram diversas semanas sem acesso aos dados, e profissionais de saúde relataram dificuldades para inserir os números.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *