Reajuste na conta de água em São Paulo começa a valer nesta quinta
Reajuste na conta de água em São Paulo começa a valer nesta quinta
Chuvas abaixo da média têm diminuído volume de água nos reservatórios

A partir desta quinta-feira (1º), passa a valer o reajuste de 6,11% na conta de água no estado de São Paulo. Com a elevação da temperatura, aumenta também o consumo de água. Somado ao calor, às chuvas abaixo da média têm diminuído o volume de água nos reservatórios.

Sistema Cantareira
O Sistema Cantareira, que abastece cerca da metade da população da região metropolitana de São Paulo, continua com o volume útil em cerca de 20%, dentro da faixa de restrição estipulada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e pela SP Água. De acordo com a resolução, a Sabesp, empresa responsável por fornecer água potável e tratar o esgoto em São Paulo, pode retirar até 23 metros cúbicos por segundo do sistema.
Um relatório do Instituto Água e Saneamento aponta que, em 2025, a Sabesp bateu recorde na retirada de água dos mananciais da região metropolitana de São Paulo: foram cerca de 70 mil litros de água por segundo. Em comparação com o período entre 2017 e 2022, a Sabesp está retirando quase dez mil litros por segundo a mais dos sistemas.
Em nota, a Sabesp informou que, nos últimos dias do ano, a empresa teve que produzir 72 mil litros de água por segundo, um valor maior do que os 66 mil litros considerados normais. O consumo de água aumentou 60%.
O governo paulista emitiu alerta para a população fazer uso consciente de água e evitar desperdícios.

