Cotidiano

Primeiro dia de 2026 tem chuva em boa parte do país; Defesa Civil alerta para risco de temporais em SP

Previsão do tempo para o 1° de janeiro de 2025

Previsão do tempo para o 1° de janeiro de 2025

O ano de 2026 começou com chuva em boa parte do Brasil. A previsão para esta quinta-feira (1º) indica instabilidade em várias regiões, com áreas de alerta para temporais e risco de ocorrências como alagamentos e ventos fortes.

Há aviso de temporais para trechos do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, boa parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e um trecho ao norte do Rio Grande do Sul.

Temporais pelo Brasil no 1º dia de 2026 — Foto: Reprodução

Temporais pelo Brasil no 1º dia de 2026 — Foto: Reprodução

Entre as capitais, Florianópolis e Curitiba aparecem novamente como as mais chuvosas do dia, com previsão de volumes mais elevados e possibilidade de pancadas intensas.

Pelo Brasil, as capitais que devem registrar os maiores volumes de precipitação são:

  • Florianópolis e Curitiba: cerca de 40 mm de chuva;
  • GoiâniaBrasília, São Paulo e Palmas: em torno de 30 mm;
  • Belo Horizonte Rio de Janeiro: aproximadamente 25 mm;

Alerta para todo o estado de São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de atenção para todo o estado por causa da chuva forte. A previsão aponta possibilidade de ventos intensos, acumulados elevados e alagamentos.

A região com maior perigo, marcada em vermelho no alerta, inclui o Vale do Ribeira, Campinas, a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista. Mesmo assim, o aviso vale para todo o território paulista, com risco de temporais em diferentes áreas.

Na capital paulista, o dia deve seguir abafado. A máxima pode chegar a 31°C, e a previsão é de até 30 milímetros de chuva, concentrada principalmente à tarde.

Sol aparece em cidades do Sul

Apesar da instabilidade em várias regiões, o primeiro dia do ano também tem espaço para tempo aberto. Porto Alegre é uma das cidades onde o sol aparece nesta quinta-feira, em contraste com áreas de chuva mais intensa em outros pontos do país.

A previsão indica que o início de 2026 deve seguir com o padrão típico do verão: calor, variações rápidas no tempo e pancadas de chuva que podem ganhar força, especialmente nas áreas sob alerta.

Pontal do Sul, praia de Pontal do Paraná, no litoral do PR — Foto: Victor Negrelli Zenato

Pontal do Sul, praia de Pontal do Paraná, no litoral do PR — Foto: Victor Negrelli Zenato

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *