Trecho da Via Dutra continua interditado após desabamento em Guarulhos, na Grande SP
A CCR, concessionária responsável pela via, informou que o tráfego da via marginal e da via local continua sendo desviado para a expressa e, por enquanto, não há previsão para a liberação total do trecho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/B/a/hco8CVTuGSAfSBOqdAMg/bdsp-tvu-carro-vivo-cratera-dutra-bb-20220107-0519-frame-285707.jpg)
Situação no trecho da Via Dutra onde ocorreu o desabamento na manhã desta sexta (7) — Foto: Reprodução/TV Globo
O trecho da Via Dutra, em Guarulhos, na Grande São Paulo, continua interditado neste sábado (8) para obras após o desabamento que ocorreu na altura do km 214. O desmoronamento da via ocorreu na noite de quinta-feira (6), no sentido da capital paulista.
O asfalto e solo de duas faixas da pista lateral foram abaixo, derrubando postes, gradis e caixas d’água das casas do entorno.
A CCR, concessionária responsável pela via, informou que o tráfego da via marginal e da via local continua sendo desviado para a expressa e, por enquanto, não há previsão para a liberação total do trecho. No domingo (9), uma faixa de rolamento da pista lateral deverá ser liberada.
A Prefeitura de Guarulhos informou que continua acompanhando a situação das famílias do entorno e que não há previsão para a liberação das residências atingidas.
Na sexta-feira (7), 6 famílias foram encaminhadas para um hotel e neste sábado (8) mais três famílias serão retiradas do local. No total, serão 9 famílias acolhidas sob a responsabilidade da CCR.
O município tinha informado anteriormente que cadastrou 12 famílias para acolhimento.
Na manhã de sexta, funcionários da concessionária CCR resgataram um cachorro dos escombros, enquanto trabalhavam na reparação do trecho.
O animal foi localizado com vida por volta das 9h e conseguiu ser retirado do meio da mistura de terra e asfalto cerca de uma hora e meia depois. Ele foi encaminhado a uma clínica veterinária em Guarulhos para receber os cuidados necessários.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o tutor do cachorro ainda não foi encontrado.

Trecho da Via Dutra desaba em Guarulhos, na Grande SP, e moradores deixam casas às pressas
Casas atingidas pelo desabamento
Moradores da região relataram ter ouvido estalos vindos da rodovia durante a manhã. À tarde, apareceram as rachaduras, e o asfalto começou a afundar.
Ao ver a situação, a balconista Maria das Graças Nogueira, que vive com um irmão que tem deficiência, o levou para a casa de outra parente e também guardou documentos importantes na bolsa, para se prevenir em caso de ter que deixar a residência às pressas. Foi o que aconteceu.
“Na hora que o muro desabou, nós já saímos correndo, gritando. Foi tudo assustador, só quem passou pra saber como que é… fio pegando fogo, explodindo, todo mundo gritando, correndo”, contou Maria.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/C/9/6DArqSSV2kExxQYUK34A/bdsp-tvu-carro-vivo-cratera-dutra-bb-20220107-0519-frame-338576-1-.jpg)
Técnicos da CCR Nova Dutra avaliam a situação do solo após desabamento ocorrido nesta quinta (6) — Foto: Reprodução/TV Globo
À tarde, a Defesa Civil de Guarulhos já havia comparecido ao local e feito uma avaliação das rachaduras no asfalto, liberando os moradores para retornarem a suas residências.
Porém, com o deslizamento que ocorreu horas depois, o órgão teve de interditar as casas de 12 famílias.
“A gente passou a noite aqui, a maioria dos moradores na rua. Agora é esperar para ver o que vão fazer, para onde vão levar a gente”, disse a ajudante-geral Bruna Ferreira, uma das moradoras que teve a casa interditada.
A concessionária CCR, responsável pela Via Dutra, afirma que o problema foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
Em nota, a CCR diz ainda que suas equipes de engenharia e conservação já estão atuando no local para “minimizar os impactos no tráfego e garantir a segurança dos usuários”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/G/E/ED9KmbTo68qnJnX5u8BA/bdsp-tvu-carro-vivo-cratera-dutra-bb-20220107-0519-frame-246616.jpg)
Pistas da Via Dutra permanecem interditadas nesta sexta (7) devido a desabamento — Foto: Reprodução/TV Globo
Na manhã desta sexta (7), os motoristas enfrentavam tráfego lento na região do ocorrido. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbano), 17 linhas de ônibus intermunicipais operaram com atrasos de até 40 minutos.
Fonte: G1