Parque Augusta, no Centro de SP, deve ser inaugurado no sábado

Conclusão de obra já foi adiada inúmeras vezes pela gestão municipal. Expectativa é a de que área verde de 23 mil metros quadrados seja aberta à população no próximo final de semana.


Após anos de espera, inauguração do Parque Augusta deve ocorrer neste sábado (6)

Após anos de espera, inauguração do Parque Augusta deve ocorrer neste sábado (6)

O Parque Augusta, no Centro de São Paulo, deve ser inaugurado no próximo sábado (6), após inúmeros paralisações e atrasos na conclusão da obra.

A área ganhou o nome de Parque Augusta Bruno Covas, em homenagem ao ex-prefeito da capital, que morreu de câncer este ano.

A obra, que está na fase final, terá academia, parquinho e uma arquibancada, que vai integrar o espaço cultural para apresentações de artistas. Uma arcada antiga foi mantida pelo valor histórico e arquitetônico.

Academia e parquinho estão praticamente prontos no Parque Augusta  — Foto: Reprodução/TV Globo

Academia e parquinho estão praticamente prontos no Parque Augusta — Foto: Reprodução/TV Globo

Em agosto do ano passado, o então prefeito Bruno Covas (PSDB) havia dito que o parque municipal seria entregue até o fim de 2020.

A entrega também estava prevista no Plano de Metas para a gestão de 2020, mas não foi cumprida.

Parque deve ser aberto ao público já no sábado  — Foto: Reprodução/TV Globo

Parque deve ser aberto ao público já no sábado — Foto: Reprodução/TV Globo

A polêmica da construção do parque é antiga. A área de 23 mil metros quadrados pertencia a uma construtora que pretendia levantar três torres no local. A comunidade protestou para que fosse um espaço exclusivamente público, uma demanda desde os anos 80.

Em 2018, um acordo envolvendo o Ministério Público, a construtora e a Prefeitura de São Paulo, trocou a área por títulos de potencial construtivo para levantar empreendimentos em outras áreas. O acordo definiu que as obras do parque seriam custeadas pela empresa.

Futuro Parque Augusta, na capital, será entregue à população até dezembro deste ano

Futuro Parque Augusta, na capital, será entregue à população até dezembro deste ano https://b1ce5c06815a0c4fa7198d2b58884dc8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Início das obras

As obras do Parque Augusta começaram em outubro de 2019. Em dezembro daquele ano, a Prefeitura de São Paulo apresentou ao Ministério Público (MP) o projeto do parque. A proposta era de que ele tivesse 23 mil m² e contasse com cachorródromo, redário e academia para terceira idade.

Mas em janeiro de 2020, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitou à Prefeitura a paralisação das obras para investigar um sítio arqueológico encontrado nas escavações que poderia conter vestígios de populações indígenas. As obras foram retomadas após um acordo para acompanhamento arqueológico.

Parque Augusta — Foto: Editoria de Arte/G1

Parque Augusta — Foto: Editoria de Arte/G1

Negociação difícil

O terreno do Parque Augusta pertencia as construtoras Setin e Cyrela, que doaram o local à municipalidade. A escritura foi assinada em abril de 2019.

Para que a doação fosse realizada, a Prefeitura de São Paulo e as construtoras firmaram um acordo. Os termos da negociação previam a transferência do terreno por doação ao município em troca de quatro declarações de potencial construtivo passível de transferência – ou seja, as empresas poderão construir em outra área aquilo que chegou a ser autorizado para ser levantado no Parque Augusta.

Em novembro do ano passado, a Justiça extinguiu a última ação popular que impedia que o acordo para a criação do Parque Augusta fosse concluído e saísse do papel. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

No total, as construtoras gastaram R$ 9,85 milhões com obras como a restauração da portaria e da edificação do antigo Colégio Des Oiseaux, que fica dentro do terreno, e a construção do Boulevard Gravataí – que liga o parque à Praça Roosevelt. O dinheiro também será usado para a manutenção do parque por dois anos.

Obras do Parque Augusta estão liberadas após reunião entre Iphan e Secretaria do Verde

Obras do Parque Augusta estão liberadas após reunião entre Iphan e Secretaria do Verde

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *