Casa das Rosas, na Av. Paulista, passa por reforma de R$ 4,2 milhões; obra deve durar 15 meses e eventos acontecerão no jardim

A obra inclui a modernização dos sistemas elétrico e hidráulico, a ampliação de salas e a extensão do elevador ao subsolo, que abriga todo o acervo do poeta concretista Haroldo de Campos, morto em 2003.


Reforma da Casa das Rosas

Reforma da Casa das Rosas https://59d120f9794d95cd03ed68e85449dc97.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Prestes a completar 90 anos, a Casa das Rosas, na Avenida Paulista, Centro de São Paulo, passa por uma reforma para continuar resistindo ao tempo e encantando os visitantes.

A restauração feita pelo governo do estado vai custar R$ 4,2 milhões. A obra inclui a modernização dos sistemas elétrico e hidráulico, a ampliação de salas e a extensão do elevador ao subsolo, que abriga todo o acervo do poeta concretista Haroldo de Campos, morto em 2003.

A fachada também vai passar por uma limpeza. O restaurador Antonio Sarasá, responsável pelo trabalho, diz que tem itens na casa só precisam de uma boa limpeza. Mas, nem por isso, a tarefa será mais simples, como no caso do papel de parede, que é exemplo de sofisticação de uma época que ficou para trás.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura — Foto: Lua Nucci/Divulgação

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura — Foto: Lua Nucci/Divulgação https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Nós estamos estudando um pouco da fisiologia do edifício. As argamassas, a gente chama de argamassa raspada. Ela vai imitar uma pedra calcária. É uma pedra artificial. Nós vamos buscar areias próximas e vamos reconstituir com as mesmas técnicas”, afirmou o restaurador.

Construída em 1935 pelo arquiteto Ramos de Azevedo para a filha dele, a Casa das Rosas foi desapropriada pelo governo paulista nos anos 90 e, em 2004, virou centro cultural voltado, principalmente, para a literatura.

“Desde que recebeu o acervo do poeta Haroldo de Campos se tornou o espaço Haroldo de Campos de literatura com atividades gratuitas, procurando sempre um foco inclusivo de diversidade, tem uma atividade intensa”, afirmou o diretor da rede de museus e casas literárias de São Paulo, Marcelo Tápia.

Museu Casa das Rosas na Avenida Paulista, em São Paulo  — Foto: Divulgação

Museu Casa das Rosas na Avenida Paulista, em São Paulo — Foto: Divulgação

15 meses de obra

A restauração vai durar 15 meses. A ideia inicial era que, nesse período, a fachada ficasse encoberta por um tapume para isolar a obra.

Mas os restauradores perceberam que isso tiraria a vida de um local tão movimentado na região da Av. Paulista e esconderia o principal símbolo da Casa das Rosas. A solução foi cercar a casa com alambrado para preservar o cenário. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Durante os trabalhos, as mostras, exposições e atividades culturais irão para o lado de fora: o quintal do casarão, com seu jardim quase centenário, inspirado no paisagismo do Palácio de Versalhes, na França.

“Acho ótimo, super acessível para as pessoas continuarem tendo acesso, conseguirem visitar o local, ainda mais com fotos bem bonitas, bem importante estar na rua e conseguir entrar. Que todos podem ter acesso caminhando seja do trabalho, sentar pra tomar um cafezinho e a cultura sempre presente que é muito importante pro nosso pais”, disse a coordenadora administrativa do espaço, Rosélia Bernardes.

"Onde mora a esperança' é uma exposição em cartaz na Casa das Rosas que mostra os lares de 12 países — Foto: Divulgação

“Onde mora a esperança’ é uma exposição em cartaz na Casa das Rosas que mostra os lares de 12 países — Foto: Divulgação

‘Onde mora a esperança’

Um dos eventos que acontecem no local até 28 de novembro é a exposição fotográfica “Onde mora a esperança”, que tem o objetivo é mostrar a diversidade cultural, as tradições de várias etnias, os diversos tipos de habitações e os diversos significados de lares espalhados pelo mundo.

A mostra, organizada pela Habitat para a Humanidade Brasil, reúne mais de 70 fotos de 12 países, feitas por fotógrafos profissionais e amadores que retratam “personagens que nos remetem a uma gama variada de cores na intimidade do seu lar”. A exposição também é uma reflexão sobre o direito à moradia (veja mais aqui). https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Exposição fotográfica 'Onde mora a esperança' mostra lares de 12 países e nos faz refletir sobre o direito à moradia — Foto: Divulgação

Exposição fotográfica ‘Onde mora a esperança’ mostra lares de 12 países e nos faz refletir sobre o direito à moradia — Foto: Divulgação

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *