Vídeos mostram confusão e correria durante operação policial na Cracolândia, no Centro de SP
Polícia e Guarda Civil usaram bombas de efeito moral e balas de borracha na noite desta terça-feira (15) para dispersar usuários de drogas concentrados entre a Rua dos Gusmões e a Avenida Rio Branco.
Moradores do Centro de SP registram confusão em operação conjunta na região da Cracolândia
Vídeos registrados por moradores do Centro de São Paulo e enviados à reportagem da TV Globo mostram momentos de confusão na região da Cracolândia durante uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana, na noite desta terça-feira (15).
A ação começou por volta das 21h30 para dispersar usuários entre a Rua dos Gusmões e a Avenida Rio Branco.
Nas imagens, é possível ver que foram usadas bombas de efeito moral, disparos de armas com balas de borracha. Houve também correria entre os dependentes químicos.
Confusão na região da Cracolândia na noite de terça-feira (15) — Foto: Arquivo Pessoal
Em outro vídeo é possível ver muitos usuários invadindo um estacionamento bem ao lado do chamado fluxo da Cracolândia.
Uma câmera de segurança registrou alguns deles fugindo de dentro do comércio. Nas imagens, é possível ver que eles quebram a porta pelo lado de dentro e correm pela rua. Pouco depois chega uma viatura da GCM.
O grupo se dispersou por várias ruas da região da Santa Efigênia. Mas, segundo alguns moradores, eles retornaram para o cruzamento da avenida Rio Branco com a rua dos Gusmões após a ação da polícia e da GCM.
Isenção do IPTU na Cracolândia
Polícia Civil e GCM faz ação na região da Cracolândia, no Centro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
A Câmara Municipal de São Paulo deve votar nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que prevê isentar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 947 imóveis da região da Cracolândia, no Centro de São Paulo.
A proposta foi elaborada pela gestão de Ricardo Nunes (MDB) e enviada ao legislativo municipal na última sexta (11).
Ao g1, o prefeito disse que a ideia é que o benefício, se aprovado pelos vereadores, passe a valer para os anos de 2024 e 2025, o que irá afetar o orçamento da próxima gestão.
Nunes disse que a gestão municipal tem dinheiro para viabilizar a proposta e considera injusto cobrar o imposto das pessoas que trabalham e residem na área. “Não é justo cobrar IPTU das pessoas que estão vivendo todo esse problema”, disse.
A região reflete a espiral da violência na capital paulista. O problema se arrasta há décadas e é tratado de diferentes formas a cada nova gestão.
Nos últimos anos, a prefeitura e o estado passaram a realizar ações policiais para dispersar usuários de drogas que ficavam concentrados em determinadas ruas. A fez com que os usuários se espalhassem pela região e afetou a vida de comerciantes e moradores, que relatam o aumento da violência e insegurança.
Imagens exclusivas mostram como funciona o tráfico na Cracolândia, em São Paulo
Intervenção na Cracolândia
Em julho, a Defensoria Pública do Estado divulgou um relatório que aponta a ineficácia da estratégia de intervenção policial adotada ao longo dos últimos anos para lidar com a questão da Cracolândia.
Ainda segundo o relatório, 90% das prisões em massa realizadas na região durante a 6ª fase da Operação Caronte — apelidada por um dos detidos de “Operação Cachimbo” —, foram consideradas ilegais pela Justiça e arquivadas.
Por que cracolândia segue sem solução em SP?
Fonte: G1