Dia do Estudante: grupo protesta no Centro de SP pela revogação do novo ensino médio e manutenção dos livros do MEC nas escolas paulistas
Estudantes também pedem apresentação de um novo projeto de Educação, expansão dos institutos federais e garantia de assistência estudantil para alunos da rede pública.
Ato de estudantes nesta sexta-feira (11) — Foto: Beatriz Backes/TV Globo
Um grupo foi às ruas de São Paulo nesta sexta-feira (11), data em que é celebrado o Dia do Estudante, para pedir mudanças no ensino ofertado pela rede estadual de Educação.
“Nós queremos a revogação do novo ensino médio e a apresentação de um novo projeto para não voltar a o que era antes, porque a gente sabe que o modelo de educação precisa acompanhar as mudanças que os estudantes, que as gerações passam”, afirma Jade Beatriz, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Os alunos afirmam que a implementação do novo currículo ampliou as desigualdades existentes com a rede privada.
Outras demandas do grupo são a reintegração dos livros didáticos do Ministério da Educação (MEC) à rede estadual, a expansão dos institutos federais e a garantia de bolsa de assistência estudantil para estudantes da rede pública, principalmente para os que estudam em tempo integral.
Segundo a presidente da Ubes, os estudantes já procuram a Secretaria Estadual de Educação para reuniões, mas não foram atendidos.
“Isso que estamos fazendo é uma luta, estamos atrás, estamos buscando, realmente queremos uma resposta, vamos ver se essa resposta vai ser dada”, disse a aluna Evelyn Larissa, de 17 anos, representante do grêmio estudantil de sua escola.
Fonte: G1