CotidianoZona Leste

Em reforma, quadra de basquete embaixo do monotrilho é vandalizada na Zona Leste de SP


Quadra de basquete é vandalizada na Zona Leste de São Paulo

Quadra de basquete é vandalizada na Zona Leste de São Paulo

Moradores de Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, denunciaram a vandalização de uma quadra de basquete que fica na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, próximo ao 70º Distrito Policial. A Quadra da 70 estava em reforma, mas foi danificada na madrugada de domingo (13).

Vídeos feitos por moradores (veja acima) mostram o portão aberto após o cadeado que protege o lugar ser violado. O chão foi coberto com mais de uma cor de tinta e a frase “Cadê o futebol?” foi escrita.

A quadra é para a prática exclusiva de basquete e foi inaugurada em maio de 2022. Pouco mais de um ano de uso, os moradores disseram que o uso é constante e, por isso, o piso emborrachado se desgastou e foi preciso uma reforma do chão.

“A própria comunidade tinha tirado os aros para fazer os reparos da maneira que o basquete gosta de utilizar e quando foi ontem (sábado, dia 12), foi avistado aí que quebraram o cadeado da quadra, que estava fechado para reforma, violaram o cadeado da quadra, entraram e jogaram tintas de várias cores”, conta o rapper Roney Cruz, mais conhecido como Roney Monarckas – nome do grupo que ele faz parte.

Segundo Monarckas, que tem 42 anos e morou toda a vida na região de Sapopemba, uma quadra para a prática de basquete na região é uma reivindicação desde a década de 1990. Antes do local focar no esporte da bola laranja, a quadra que existia ali era poliesportiva – em que é possível jogar basquete, vôlei e futsal, entre outros esportes.

O rapper é frequentador do espaço e cita a comparação da Quadra da 70 com espaços em outros países, como nos Estados Unidos, depois de o espaço de lazer ser construído embaixo do a Linha 15- Prata do Metrô, o Monotrilho, que liga o extremo da Zona Leste com a Vila Prudente, mais próxima ao Centro da capital.

“Nós indicamos [o local para construção], que foi debaixo do monotrilho, bem no meio da ciclovia e, se perceber aí, ficou parecendo aí Brooklyn, Nova York”, conta. “Todos os jogadores, de todas as modalidades, não só futebol, e principalmente futebol, elogiaram muito essa quadra que fez referência a essa quadra como se fosse Nova York, Brooklyn, Estados Unidos, as quadras que existem ao redor do mundo, na Europa também”.

Inaugurada em 2022 (à dir.), Quadra da 70 teve cadeado violado e tinta jogada no chão (à esq.) — Foto: Arquivo pessoal

Inaugurada em 2022 (à dir.), Quadra da 70 teve cadeado violado e tinta jogada no chão (à esq.) — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Monarckas, os invasores que depredaram a quadra tentaram criar uma rivalidade que não existe ao escreverem a frase “Cadê o futebol”. Os moradores estão atrás de câmeras de segurança que ajudem a identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo e pedem ao poder público que limpe o local para que a reforma seja terminada.

“É difícil ter uma quadra só de basquete, ter essa visão e acontecer o que aconteceu. Então, é uma luta muito grande do pessoal da comunidade do basquete da região da Zona Leste”, diz Roney, que promete uma grade reabertura do espaço.

“A gente vai fazer essa inauguração com objetivo muito forte de pôr uma cultura de paz, de união de todas as modalidades do esporte. E mostrar que o esporte e a cultura são um caminho forte para uma construção de uma sociedade com uma cultura de paz”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *