Companhia das Letras perde prazo para inscrição no Prêmio São Paulo de Literatura e pede desculpa


O escritor brasileiro Geovani Martins durante mesa na Flip 2018 — Foto: Walter Craveiro/Divulgação

O escritor brasileiro Geovani Martins durante mesa na Flip 2018 — Foto: Walter Craveiro/Divulgação

A Companhia das Letras pediu desculpas a seus escritores e seus leitores nesta quinta-feira (27) e admitiu ter perdido o prazo das inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura.

“Por conta de um erro interno, o envio dos livros e dos materiais impressos não ocorreu dentro do prazo, embora as inscrições on-line — com toda a documentação necessária, incluindo PDFs das obras — tenha se dado no período proposto pelo edital”, escreveu a editora em comunicado no Instagram.

“Reconhecemos que nossa falha causa impacto na carreira e na vida de nossos autores e autoras, que podem não participar de um dos mais respeitados prêmios literários do país, e vamos fazer o possível para que essa decisão seja revista.”

Por causa da perda do prazo, escritores que publicaram livros pela editora, como Geovani Martins, não vão poder participar da competição.

Nas categorias de “Melhor Romance do Ano de 2022” e outro como “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2022”, cada ganhador deve receber R$ 200 mil.

Segundo a organização, “neste ano, a premiação bateu recorde na primeira etapa das inscrições com 453 propostas de diversas regiões do Brasil e outros países”.

Leia a nota da Companhia das Letras na íntegra:

“A Companhia das Letras vem a público expressar seu mais sincero pedido de desculpas aos autores e autoras que tiveram as inscrições de seus livros inabilitadas no Prêmio São Paulo de Literatura.

Por conta de um erro interno, o envio dos livros e dos materiais impressos não ocorreu dentro do prazo, embora as inscrições on-line — com toda a documentação necessária, incluindo PDFs das obras — tenha se dado no período proposto pelo edital.

Reconhecemos que nossa falha causa impacto na carreira e na vida de nossos autores e autoras, que podem não participar de um dos mais respeitados prêmios literários do país, e vamos fazer o possível para que essa decisão seja revista.

Entendemos a gravidade da situação, sentimos muito, e garantimos que estamos conduzindo uma revisão completa de nossos processos para que falhas como essa não se repitam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *