Governo de SP detalha operação que prendeu 18 pessoas na Cracolândia no fim de semana
Ação no fim de semana prendeu 18 pessoas. Na semana passada, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que ia transferir dependentes para o Bom Retiro, mas recuou.
Imagens mostram movimento na região da cracolândia um dia após operação contra traficantes
O governo de São Paulo detalhou nessa segunda-feira (24) os resultados de operação policial realizada no fim de semana na região da Cracolândia, no Centro da capital paulista. A ação da Polícia Civil contou com auxílio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) da Prefeitura. Ao todo, foram 18 presos, que respondem por envolvimento com o tráfico de drogas.
“Houve um trabalho de inteligência da polícia civil, um trabalho investigativo, usando tecnologia, que durou um bom tempo justamente pra que nós tivéssemos robustez de provas, um corpo probatório pra indiciamento da prisão em flagrante na certeza de que eram traficantes de drogas”, afirmou o secretário da Segurança, Guilherme Derrite.
De acordo com Derrite, o governo paulista realizou ao menos duas grandes operações na região durante o mês de julho. Ele aponta que dois dos presos seriam integrantes de facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios do país.
O secretário disse que foram presas mais de 600 pessoas por tráfico de drogas neste ano no Centro da capital.
Durante a coletiva, o secretário criticou o sistema Judiciário por liberar parte dos presos em audiências de custódia. Derrite afirmou que, dos 18 detidos na ação, seis vão responder as acusações em liberdade.
“O que eu sei dizer é que todos os indivíduos presos possuem antecedentes criminais, alguns por crimes graves. Mesmo individuo de 22 anos, que foi preso a primeira vez [agora] com a maioridade penal, como adolescente infrator, ele já foi preso pelo crime de roubo qualificado com prática de violência inclusive. Ou seja, não tinha nenhum santo aí”, disse o secretário da Segurança Pública.
Secretário da Segurança, Guilherme Derrite fala sobre operação da Polícia Civil de SP — Foto: TV Globo
Operação contra tráfico de drogas
A ação, com base em trabalho de investigação e inteligência aliadas à tecnologia, aconteceu na Rua dos Gusmões para cumprir dezenas mandados de prisão contra o tráfico de drogas na Cracolândia.
Segundo apurou a TV Globo, a operação começou por volta das 19h e teve apoio de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Os presos foram identificados pela polícia através de imagens obtidas com ordem da Justiça.
Na operação, os policiais separaram os dependentes de drogas dos traficantes por uma triagem contando com apoio de cães farejadores. Bombas de efeito moral chegaram a ser usadas para a contenção.
Na manhã de domingo (23), os funcionários da Prefeitura fizeram a limpeza na Rua dos Gusmões com a presença da GCM.
Mudar Cracolândia de local
Nesta semana, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou um plano de transferir o fluxo da Luz para o bairro do Bom Retiro, também no Centro. Depois de críticas, ele recuou.
A medida foi anunciada pelo governador na terça-feira (18). A ideia era transferir o fluxo de pessoas para o Complexo Prates, a cerca de 1,5 km da Luz, onde há equipamentos de saúde, como AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial), distanciando os dependentes químicos de áreas residenciais e comerciais.
Por nota, a gestão estadual afirmou que “novas possibilidades para solucionar o problema da Cracolândia estão sendo estudadas e serão divulgadas em breve”.
Ação da Polícia Civil e da GCM na região da Cracolândia — Foto: Divulgação/GCM
Polícia Civil e GCM faz ação na região da Cracolândia, no entro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Ação da Polícia Civil e da GCM na Cracolândia, em SP — Foto: Divulgação/GCM
Operação da Polícia Civil e da GCM na região da Cracolândia, no Centro de SP — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: G1