Novos vídeos mostram falsos entregadores assaltando pedestres em Pinheiros, Zona Oeste de SP


Novos vídeos mostram ação de ladrões no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista

Novos vídeos mostram ação de ladrões no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista

Novos vídeos registraram mais assaltos a pedestres no bairro Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, no começo de julho deste ano. Os crimes são semelhantes aos registrados nos bairros Brooklin e Campo Belo, também na Zona Sul da capital (veja mais abaixo).

Em uma das imagens, é possível ver um homem com seu cachorro de estimação na rua Joaquim Antunes, no dia 6 de julho, quando o criminoso com mochila de entregador já aponta a arma por volta das 19h50.

A vítima entrega o celular, mas o ladrão a agride com coronhada antes de fugir.

Pedestre que passeava com cachorro é rendido por assaltante em Pinheiros, Zona Sul de SP  — Foto: Reprodução/TV Globo

Pedestre que passeava com cachorro é rendido por assaltante em Pinheiros, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Na rua Mateus Grou, que fica a dua quadras, outro assalto a mão armada registrado por câmeras de segurança. Um casal estava caminhando 20h10, quando o motociclista armado aborda as vítimas e rouba objetos.

Também na Mateus Grou, as vítimas são três pessoas que aguardavam na frente de um prédio. O ladrão aborda o grupo e foge com celulares.

Vítimas são rendidas por falsos entregadores em Pinheiros, Zona Oeste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Vítimas são rendidas por falsos entregadores em Pinheiros, Zona Oeste de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Segurança pública informou que analisa as imagens para identificar os bandidos e as placas das motos usadas nos crimes, e que a delegacia está à disposição para as pessoas registrarem boletim de ocorrência.

Disse também que a Polícia Militar já intensificou o policiamento nos pontos de maior incidência criminal da área.

Por fim, a SSP afirma que já esclareceu 75 crimes contra o patrimônio e prendeu 71 criminosos nos últimos 3 meses na região de Pinheiros.

Assalto registrado no bairro Pinheiros, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Mais flagrantes

Pinheiros registrou média de nove roubos por dia em Maio; vídeos mostram assaltos no bairro

Pinheiros registrou média de nove roubos por dia em Maio; vídeos mostram assaltos no bairro

Vídeo enviado para a reportagem mostra duas mulheres conversando na rua Horácio Lane, às 22h, no dia 6 de junho, quando foram abordadas por um criminoso que chega em uma moto vermelha.

Ele rouba as vítimas e volta pra moto. Umas das mulheres ainda segura o bandido pra tentar recuperar o celular, mas ele arranca com a moto e foge.

Outro flagrante é do dia 30 de junho, na rua Joaquim Antunes, por volta das 20h50. O vídeo mostra exatamente o momento em que um homem que passava pela calçada é abordado por um falso entregador, que sai da moto e vai atrás da vítima.

Outros dois assaltos foram registrados na rua Cônego Eugênio Leite. Um deles foi no dia 4 de julho, às 20h. Um grupo de pessoas estava na calçada, quando é abordado por um motociclista.

Dois dias depois, 6 de julho, um motociclista também assaltou mulheres na mesma calçada da rua Cônego Eugênio Leite.

Motociclista armado assalta mulheres em Pinheiros, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Motociclista armado assalta mulheres em Pinheiros, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Uma das vítimas contou à TV Globo que foi assaltada duas vezes em pouco tempo.

“Fomos abordados por dois bandidos de moto, cada um com uma moto, ambos com caixa nas costas de entrega, né? Com capacete com viseira aberta e ambos armados. Fizeram a gente dar os celulares, o relógio, carteira, e também dar as senhas para desbloqueio dos celulares. Deram soco, deram chute, para podermos lembrar as senhas”.

“Na terça-feira, 4 de julho, a gente indo mais uma vez jantar próximo, achamos melhor entrar pelo estacionamento de um supermercado que tem aqui, que sai na rua de trás da rua Cônego Eugênio Leite, também em Pinheiros. Passando na frente de um prédio, fomos abordados novamente por duas motos. Dois caras, os dois com caixas de entrega, armados, capacetes com viseiras abertas”.

“Fica um pouco essa surpresa assim em relação ao método. Eles não mudam nada. Nem o local, vestimenta, moto. Talvez com uma certeza de impunidade de que não serão pegos”.

Roubo registrado em bairro de Pinheiros, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Roubo registrado em bairro de Pinheiros, Zona Sul de SP — Foto: Reprodução/TV Globo

Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) apontam que foram registrados 1.472 roubos entre janeiro e maio deste ano, no 14º Distrito Policial de Pinheiros, o que dá uma média de 9 roubos por dia.

Em nota, a SSP informou que a delegacia de Pinheiros atua em conjunto com outras delegacias por meio de ações de inteligência e policiamento especializado, que resultou no esclarecimento de 75 crimes contra o patrimônio e 71 pessoas presas nos últimos três meses.

No mesmo período, foram recuperados 36 veículos e 17 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas.

A secretaria afirmou também que a Polícia Militar reforçou o efetivo na região e que os flagrantes serão analisados para tentar identificar os criminosos.

Brooklin e Campo Belo

Gangue de motociclistas armados faz arrastões para roubar celular de pedestres na Zona Sul

Gangue de motociclistas armados faz arrastões para roubar celular de pedestres na Zona Sul

Uma quadrilha de motociclistas armados tem assustado moradores da Zona Sul de São Paulo ao roubar celulares de pedestres nos bairros do Brooklin e do Campo Belo entre maio e junho deste ano.

A frequência dos assaltos fez com que vítimas se unissem nas redes sociais para cobrar ações de segurança que coíbam os crimes.

“Jamais imaginei que ia ter uma pistola me esperando na esquina de casa às 17h de um sábado. Foi como se um elevador trouxesse o cara [ladrão] para mim”, diz Demerson Souza, de 24 anos, que sofreu tentativa de roubo no último sábado (2), no Brooklin.

Vídeos enviados para o g1 mostram quatro assaltos entre abril e junho. A maioria das vítimas foi abordada por ao menos dois motociclistas que usavam mochilas semelhantes às de entregadores por aplicativo e capacetes para evitar a identificação (veja acima).

Nas imagens, é possível ver que um grupo caminhava pela Rua Quintana às 20h23 de 15 de maio, quando um motociclista armado para, aponta a arma e pede o celular.

Quatro dias depois, em 19 de maio, um homem foi abordado por motociclistas na Rua Indiana por volta das 20h30. No vídeo, é possível ver que os criminosos não levaram nem 30 segundos para roubarem o celular.

“Eu desci para andar com minha cachorra. Atravessei a rua, quando quatro motoqueiros agressivos passaram gritando para dar o celular. Eu estava com a minha mãe no telefone. Eles pegaram e saíram. Então, voltei para dentro do prédio. Minha mãe escutou tudo e ficou bem assustada”, contou a vítima ao g1, que preferiu não ser identificada.

Vítimas sendo rendidas em ruas do bairro Brooklin, Zona Sul de São Paulo — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda conforme o morador, momentos depois a sua esposa ligou e informou que o celular foi achado abandonado em uma rua perto de onde foi o assalto.

“Está tendo muito assalto entre as ruas Indiana, Califórnia e Nova York. Estou assustado. Tenho uma bebê de 9 meses e não vou sair com ela na rua de jeito nenhum”, enfatizou.

Outro vídeo mostra um homem sendo rendido por quatro motociclistas na Rua Álvaro Rodrigues, por volta das 21h20 de 1º de junho. Nas imagens, a vítima chega a ser cercada pelos ladrões.

Segundo o g1 apurou, uma hora antes houve uma tentativa e um roubo entre as ruas Comendador Eduardo Saccab e Demóstenes, Campo Belo. Um motociclista armado roubou o celular de um pedestre às 20h30. Uma mulher chegou a ser abordada também, mas como estava sem o aparelho, não foi roubada.

Em abril, dois motociclistas renderam duas pessoas na Rua Meteoro. O vídeo mostra o momento que os criminosos abordam as vítimas, que voltavam de uma caminhada às 20h40.

‘Cena de filme de terror’

Um morador do Brooklin, que prefere não se identificar, contou que foi roubado no dia 1º de junho voltando para casa por volta das 21h.

“Ele já chegou pedindo o celular e ficou com a arma apontada durante toda a ação, falando para não reagir. Não abaixou a arma em momento nenhum. Eu estava tão desesperado com a situação, que eu achei que ele queria a mochila, aí ele falou que não queria a mochila. Está muito recorrente e bem perigoso andar pelo bairro.”

“Está parecendo cena de filme de terror. Tive que mudar toda a minha rotina depois do que aconteceu comigo.”

Roubo registrado no Brooklin, Zona Sul de SP — Foto: Arquivo Pessoal

No dia seguinte, mais um pedestre abordado. A vítima, Demerson Souza, foi rendida por um motociclista na esquina da rua Kansas com a Nova York por volta das 17h.

“Estava com sacola de padaria, voltando depois da academia. Minha sorte é que não levo o celular para treinar e só tinha o meu cartão de crédito, que ofereci na hora, com medo de ele ficar bravo que estava sem celular, mas ele não quis. Deu meia volta e foi assaltar uma menina que provavelmente saía do serviço e ia para a Santo Amaro pegar um ônibus.”

“Eu ando pelo bairro sempre a pé de dia, tarde, noite. Realmente acreditava que era seguro e que roubos eram raros por aqui. Enfim, mas parece que eu só tive muita sorte porque pelo que vi está rolando o tempo todo agora. Estou pensando se continuo minha rotina com essas coisas.”

Isabela Ribeiro, de 21 anos, conta que foi agredida durante um assalto em novembro do ano passado na Rua Nova York.

“Foi muito traumatizante. Me assaltaram no hall de um dos condomínios mais luxuosos do bairro. Eu já estava quase na porta giratória. Foram três motos no total, sendo seis caras. Dois em uma moto me perseguiram até a entrada do condomínio, e levaram um computador e dois celulares. Me bateram e jogaram no chão.”

“Eu tenho medo de sair até hoje. Estou em São Paulo há 1 ano e alguns meses. Mudei de bairro há duas semanas porque estava impossível. Mas não saio mais durante a noite.”

Ações por segurança

Ana Maria Kemp de Freitas administra um perfil no Instagram com dicas de lazer para moradores do Brooklin. Mas recentemente a página foi tomada por relatos de assaltos, o que fez com que ela decidisse se unir com outros moradores para cobrar ações.

“Moro desde 2008 no Brooklin. Tenho o canal ‘Brooklin Indica’ faz um tempo, mas atualmente tenho o usado para ajudar as pessoas na visibilidade deste assunto. Muitas me pedem ajuda diária. Comecei a participar do Conseg desde o início do ano justamente para relatar os assaltos.”

“Sábado (2) fizeram [roubos] ao mesmo tempo nas ruas Indiana, Califórnia, Lusiania e Kansas. Não tem mais horário. É o dia todo”. Estou com muito medo de verdade e, por isso, estou mobilizando o bairro para nos unirmos”, ressalta.

Ana Maria Kemp decidiu se unir com moradores para cobrar ações por segurança na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo Pessoal

Ana Maria Kemp decidiu se unir com moradores para cobrar ações por segurança na Zona Sul de SP — Foto: Arquivo Pessoal

Roubos entre março e abril

Simulacro de arma de fogo apreendido  — Foto: Gustavo Bian

Simulacro de arma de fogo apreendido — Foto: Gustavo Bian

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, de 5 de março até 20 de abril deste ano foram registrados19 boletins de ocorrência por roubo de celular na área do Brooklin.

No bairro Campo Belo, foram 113 roubos de 2 de março até 18 de abril. No mesmo período, foram registrados 43 roubos em Moema e 26 no Bosque da Saúde.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que “não foi identificada uma ‘gangue de motos’, vez que não há associação entre os autores para a prática de roubos e aparelhos celulares, e sim, casos pontuais, que são combatidos por meio de ações de inteligência da Polícia Civil e preventiva pela Polícia Militar”.

“A autoridade policial, ciente das características dos autores e das motocicletas utilizadas, está empenhada em rondas e nas abordagens de indivíduos suspeitos, visando, assim, identificar e punir os envolvidos. No quadrimestre, 215 pessoas foram presas em flagrante e 18 armas foram apreendidas pelos 27º DP e 96º DP, que abrangem a região”.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *