Educação Financeira #254: Com uma população menor que as projeções, é hora de ter previdência privada?


Os primeiros dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de junho, revelaram que o Brasil tem uma população menor do que as estimativas apontavam: pouco mais de 203 milhões, 4,7 milhões a menos que o esperado.

Os dados referentes à pirâmide etária do país ainda não saíram, mas especialistas já afirmam que é possível perceber uma desaceleração na taxa de natalidade brasileira. Com menos pessoas nascendo e uma expectativa de vida cada vez mais, a manutenção da previdência social do jeito que existe hoje pode se mostrar insustentável em breve.

No modelo atual, as pessoas em idade produtiva trabalham e pagam por quem já se aposentou. Mas, com a queda da natalidade, logo pode haver uma incompatibilidade entre o número de trabalhadores e o número de aposentados.

No episódio desta semana do podcast Educação Financeira, especialistas ouvidos pelo g1 explicam os destalhes sobre o funcionamento da previdência social e apresentam alternativas acessíveis de investimentos pensando em uma aposentadoria mais tranquila.

Ouça também nos tocadores

Logo podcast Educação Financeira — Foto: Comunicação/Globo

Logo podcast Educação Financeira — Foto: Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Podcasts são episódios de programas de áudio distribuídos pela internet e que podem ser apreciados em diversas plataformas — inclusive no g1, no ge.com e no gshow, de modo gratuito.

Os conteúdos podem ser ouvidos sob demanda, ou seja, quando e como você quiser!

Geralmente, os podcasts costumam abordar um tema específico e de aprofundamento na tentativa de construir um público fiel.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *