Ao menos oito pessoas foram atropeladas por motoristas de ônibus na cidade de SP em 2023


Idoso é atropelado por ônibus na Zona Norte de SP ao descer do veículo

Idoso é atropelado por ônibus na Zona Norte de SP ao descer do veículo

Ao menos oito pessoas foram atropeladas por motoristas de ônibus na cidade de São Paulo, segundo levantamento feito pela TV Globo. Três delas morreram.

Entre as vítimas, está Dalcy Cangussu Almeida, de 73 anos. Ele foi atropelado após descer do veículo. O caso ocorreu no último domingo (26), na Zona Norte.

O corpo de Dalcy foi enterrado nesta sexta (3). De acordo com a família, o idoso chegou a passar por cirurgias, mas teve paradas cardíacas após uma embolia pulmonar e não resistiu.

Na terça (28), a polícia tinha indiciado o condutor por tentativa de homicídio. Com a morte, a natureza criminal foi alterada para homicídio doloso consumado.

Segundo testemunhas, Dalcy chegou a ser impedido de deixar o ônibus pelo motorista por causa de uma discussão.

Ele teria criticado o condutor pela falta do uso de máscara, obrigatória no transporte público do estado desde novembro de 2022.

Um vídeo registrou o momento do atropelamento. Nas imagens, é possível ver que a porta se fecha quando Dalcy tenta descer. Ele se desequilibra, cai na via e é atropelado pelo veículo.

Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, ao chegar ao endereço indicado, receberam a informação de que a vítima já havia sido socorrida e levada à UPA Jaçanã.

Ele chegou a ser levado depois para o Hospital São Luiz Gonzaga e, na segunda, foi transferido para a Santa Casa. Dalcy tinha saído para se divertir em um bloco de carnaval.

Camila Gangussu, filha da vítima, diz que a empresa também deve ser responsabilizada pelo acidente. “A Sambaíba tinha que dar um suporte psicológico para motorista e cobrador, porque eles lidam com a população, com ser humano. Não é uma carga ou mercadoria que eles tão lidando.”

A dona de casa Francisca Alves de Lima é uma das testemunhas e detalha o que viu no ônibus. “Quando ele levantou, encostou perto do motorista, olhou e disse: ‘Esse é o exemplo que você tem que dar para os passageiros? Aí o motorista disse: ‘O quê?’ Muita ignorância. O senhorzinho falou de novo, cobrando, porque aquilo não era jeito, ele está todo de máscara e você sem máscara, com a máscara abaixada. Eu sei que ele xingou de novo e disse: ‘Você não vai descer”.

Fabio Lima Nascimento, artista plástico, também estava no coletivo.

“Ele [o motorista] seguiu viagem. Fiquei gritando para ele parar, e ele não parou, não. Seguiu em frente. Não parou nem para prestar socorro. Só parou porque um motoqueiro foi atrás, e ele parou.”

Para o delegado do caso, Rodrigo Fiacadori, “ele permitiu que aquela vítima caísse do ônibus e que o ônibus passasse por cima dela, não parou e continuou seu trajeto”.

À policia, o motorista do ônibus relatou que não percebeu que o idoso havia sido atropelado e retornou ao local do acidente.

Em nota, a SPTrans disse que a Sambaíba, empresa responsável, afastou o motorista e que vai colaborar com as investigações.

A TV Globo não conseguiu contato com a defesa do motorista.
Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *