Pedro Nastri

Tragédia no litoral norte de SP tem ligação direta com o aquecimento global


Tragédia no litoral norte de SP tem ligação direta com o aquecimento global
A mudança climática não é uma questão do futuro, ela já está no nosso presente

PEDRO NASTRI

Mais de 2 milhões de brasileiros vivem em áreas com alto risco de desastres naturais / Reprodução/TV Globo

A tragédia causada pela chuva no Litoral Norte de São Paulo tem ligação direta com o aquecimento global, segundo o biólogo e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental Paulo Jubilut, “O aquecimento global tem tudo a ver com isso. A água do mar está mais quente do que o normal. Isso faz com que mais água do mar evapore, formando mais nuvens de chuva”, lembrando que os maiores níveis de chuva no Brasil foram registrados nos dois últimos anos – em 2022, em Petrópolis (RJ), e em 2023, na região de Bertioga (SP). “Isso não é por acaso. A mudança climática não é uma questão do futuro. Ela já está no nosso presente. Segundo Jubilut, “para reduzir as chances de novas tragédias os governos – federal, estaduais e municipais – devem investir em políticas para a remoção dos moradores de áreas de risco”. Se nada for feito, serão cada vez mais frequentes desastres como esse. Mais de 2 milhões de brasileiros vivem em áreas com alto risco de desastres naturais.

Trem Bala

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou uma empresa privada a construir uma linha de trem de alta velocidade para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. Com a permissão dada pela autarquia, a companhia terá 99 anos para explorar uma estrada de ferro que existe entre as duas capitais. A empresa que ficará responsável pela instalação do trem-bala chama-se TAV Brasil. A aprovação da ANTT ocorreu durante uma sessão da diretoria colegiada da autarquia, em 13 de fevereiro. Os detalhes da autorização foram publicados no Diário Oficial da União (D.O.U.) de quarta-feira (22). A extensão autorizada para exploração da estrada de ferro corresponde a 378 km. Segundo o plano apresentado pela TAV Brasil à ANTT, a linha terá quatro estações: São Paulo, São José dos Campos (SP), Volta Redonda (RJ) e Rio de Janeiro. O tempo de viagem entre as capitais será de aproximadamente 1 hora e 30 minutos. De acordo com o cronograma da TAV Brasil, o projeto do trem-bala terá início em agosto de 2025, com a fase de estudos e projetos. A empresa promete iniciar as operações em junho de 2032.

Roubo de celulares

Durante o período de carnaval foram registrados 3.486 roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo, segundo balanço divulgado na quarta-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O número é quase 40% inferior à quantidade de registros de roubos e furtos ocorridos no carnaval de 2020, quando foram feitos 5.450 boletins de ocorrência. O número também é inferior ao que foi registrado no carnaval de 2019, quando foram lavrados 5.471 boletins. A comparação é feita com os anos de 2019 e 2020 porque o carnaval foi suspenso nos anos de 2021 e 2022 em virtude da pandemia da covid-19.

Gazeta SP na Rádio Trianon

De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta e Diário do Litoral.

Fonte: Gazeta de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *