Osesp apresenta concerto inspirado em Villa-Lobos na Sala São Paulo


Concerto da Osesp em homenagem aos profissionais da saúde na Sala São Paulo, no Centro de SP — Foto: Reprodução/YouTube
Concerto da Osesp em homenagem aos profissionais da saúde na Sala São Paulo, no Centro de SP — Foto: Reprodução/YouTube

A Osesp volta às atividades nesta quinta-feira (16), na Sala São Paulo. O concerto Floresta Villa-Lobos marca a primeira apresentação da orquestra em 2023 e homenageia a diversidade da fauna e da flora brasileiras com obras de vários compositores. O destaque é para Heitor Villa-Lobos, mas nomes como Clarice Assad, Edino Krieger e Tom Jobim, entre outros, também são lembrados no programa.

A apresentação conta com uma projeção de imagens da natureza brasileira nas paredes da Sala São Paulo em curadoria feita pelo diretor artístico Marcello Dantas. “Você tem a visão do inseto, da aranha, ou então imagens subaquáticas do boto, ou uma arara sobrevoando a mata. Isso junto com a música é fenomenal”, explica Wagner Polistchuk, regente da orquestra nessas apresentações.

O concerto foi idealizado pela maestrina americana Marin Alsop, regente titular e diretora musical da Osesp entre 2012 e 2019 e que, desde 2020, é regente de honra da orquestra. Foi com este programa que a orquestra estreou na temporada oficial do Carnegie Hall, uma das casas de concertos mais famosas e prestigiadas do mundo, em Nova York, em outubro do ano passado.

A apresentação tem duração de 70 minutos. “O que é importante dizer é que a gente tem várias formações dentro desse concerto. A gente tem uma obra de piano solo, tem uma obra fantástica chamada ‘Onze’ apenas com os percussionistas. A gente tem obras para o coral com um pequeno grupo de músicos. Eu acho importante essa diversidade não só da natureza, mas também do tipo de sons que a própria orquestra vai fazer dentro desse concerto”, destaca Polistchuk.

As apresentações desta quinta e desta sexta fazem parte do programa “Concerto a Preço Popular”, que oferece ingressos a R$ 30. As entradas estão quase esgotadas, mas a Osesp já mira o início oficial da temporada 2023.

Pianista titular e integrante da orquestra há 23 anos, a uzbeque Olga Kopylova explica como serão as próximas apresentações. “A temporada vai começar com a terceira sinfonia de Mahler. [Gustav] Mahler foi um grande compositor que escreveu muito para orquestra, escreveu muito bem e é uma sinfonia incrível. A temporada inteira é fantástica. Então a minha vontade é convidar todo mundo para encher essa sala. Vir nessa sala, pela própria sala, já é um grande acontecimento. Venham porque vale muito a pena.”

Com o nome “Sem Fronteiras”, a temporada oficial da Osesp começa em 2 de março.

Serviço

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *