1º dia de pré-Carnaval dos blocos de rua de SP tem 217 atendimentos médicos na cidade

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, as principais causas dos atendimentos na capital paulista neste sábado (12) foram de casos de náuseas, vômito, mal-estar, fadiga, ferimento (corte), dor de cabeça e alcoolismo. Seis foliões tiveram que ser removidos para hospitais.


Foliões se divertem com o desfile de blocos pelas ruas de Pinheiros, em São Paulo, neste sábado (11), durante apresentação do bloco 'Vem Que Vai Ser Legal'. — Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Foliões se divertem com o desfile de blocos pelas ruas de Pinheiros, em São Paulo, neste sábado (11), durante apresentação do bloco ‘Vem Que Vai Ser Legal’. — Foto: LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informou neste sábado (11) que realizou 217 atendimentos nos postos médicos instalados nos circuitos onde os blocos de rua da cidade se apresentaram durante o primeiro dia de pré-carnaval da capital paulista.

Segundo a pasta, as principais causas dos atendimentos foram de casos de náuseas, vômito, mal-estar, fadiga, ferimento (corte), dor de cabeça e alcoolismo.

Do total de atendimentos até às 20h, pelos menos em seis casos os foliões tiveram que ser removidos para hospitais.

Veja fotos do sábado de pré-carnaval na cidade de São Paulo

Foliões se divertem com o bloco Estado de Folia, com Chico Cesar, na Zona Sul de São Paulo, neste sábado (11) — Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDOCasal de beija durante o bloco Casa Comigo, que desfila em Pinheiros, na Zona Oeste de SP, neste sábado (11) — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Movimentação de foliões durante o desfile do bloco Casa Comigo, em Pinheiros, na Zona Sul de SP, neste sábado (11) — Foto: TABA BENEDICTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Mais de 170 blocos desfilam neste fim de semana.

Esquema de atendimento

No primeiro dia de desfiles de pré-carnaval, a cidade teve cerca de 140 cortejos de blocos de rua espalhados por várias regiões. Entre os blocos que mais arrebanharam foliões foram os blocos ‘Estado de Folia’, ‘Sargento Pimenta’, ‘Casa Comigo’, ‘Ritaleena’ e ‘Bangalafumenga’ (veja mais aqui).

Para cuidar do atendimento aos foliões, a SMS disponibilizou uma equipe de 314 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, no período do evento.

No total, são 20 postos de saúde montados nos circuitos que recebem os maiores cortejos da cidade.

Para socorro e remoção foram disponibilizadas 198 ambulâncias, 164 básicas e 34 com unidade de terapia intensiva (UTI), nesses postos.

A Secretaria Municipal da Saúde também criou uma sala de situação com outros 23 profissionais para coordenar e regular os atendimentos.

2º dia de pré-Carnaval

Neste domingo (12), novos desfiles acontecerão na cidades e mais de 70 blocos devem desfilar na capital paulista.

Blocos tradicionais como Confraria do Pasmado, Baixo Augusta, Monobloco, Chá da ALice, Bloco da Lexa, entre outros, ganham as ruas de São Paulo (veja lista de horários abaixo).

O dia deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 28°C. No final do dia as chuvas retornam na forma de pancadas variando de moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento

Blocos

  • A Confraria do Pasmado começa o desfile às 11h, na Rua dos Pinheiros, na Zona Oeste.
  • O Monobloco começa às 12h, na Vila Mariana.
  • O Acadêmicos do Baixo Augusta inicia o desfile às 14h, na Consolação.
  • O Bloco da Maria, da cantora Maria Rita, também desfila neste domingo. A concentração começa a partir das 11h, na Av. Pedro Álvares Cabral, entre o Obelisco e o Monumento às Bandeiras.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *