Governo de SP já gastou R$ 270 milhões em obras da Linha 17-Ouro.

Governo de SP já gastou R$ 270 milhões em obras da Linha 17-Ouro do Monotrilho, mas apenas 5% das obras foram concluídas

Presidente do Tribunal de Contas do Estado disse que o governo deve dar prazo definitivo para o fim da obra. Atualmente, 30% dos contratos estão em andamento e 62,6% foram rescindidos ou anulados.


Vigas da Linha 17–Ouro do Monotrilho do Metrô de São Paulo em obra na Marginal Pinheiros — Foto: Divulgação

Vigas da Linha 17–Ouro do Monotrilho do Metrô de São Paulo em obra na Marginal Pinheiros — Foto: Divulgação

O governo de São Paulo já gastou R$ 270 milhões nas obras de implementação da Linha-17 Ouro do Monotrilho, mas apenas 5% dos contratos foram concluídos até janeiro de 2023, revelou uma apuração realizada pela produção do SP2. Ao todo, cerca de R$ 4,5 bilhões foram reservados para a obra.

Atualmente, apenas 30% dos contratos estão em andamento; 62,6% foram rescindidos ou anulados.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Ramalho, disse que o governo já deu muitas desculpas pelos atrasos e, agora, precisa dar um prazo definitivo para o fim da obra.

“O que nós estamos determinando neste momento é que o governo do estado estabeleça definitivamente um prazo para retomada, cronograma de obras e quando poderá entregar para população”, afirmou Ramalho.

“Nós vamos verificar, no curso dessa retomada, quais foram os agentes que deram ensejo para que esse problema estivesse ocorrendo até esse momento. Uma vez identificado o problema, nós tomaremos as providências em âmbito administrativo para que quem causou isso responda na forma administrativa”, completou.

“No ano passado, até estava saindo, mas depois está aí, parada. Vamos ver no que vai dar. De repente estão de férias, né?”, questionou a saladeira Maria Augusta.

SP1 solicitou uma entrevista com o secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, ou com o presidente do Metrô e recebeu somente uma nota em que a companhia diz que já usou metade dos R$ 5 bilhões reservados para o trecho principal da obra.

A nota também diz que 60% da linha foi implantada e que a estação Morumbi, concluída. O texto encaminhado, no entanto, reconhece que “o prazo de abertura da linha será reprogramado”, porque a atual construtora não vem cumprindo o cronograma, e que o Metrô abriu processos administrativos.

Fonte: G1

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