Chuva deixa cidade de SP em estado de atenção para alagamentos e interrompe circulação de trens da Linha 10 – Turquesa

Os alagamentos suspenderam a circulação entre as estações São Caetano do Sul e Prefeito Celso Daniel-Santo André.


Trem parado em via da estação São Caetano.  — Foto: Tv Globo

Trem parado em via da estação São Caetano. — Foto: Tv Globo

A forte chuva que atingiu São Paulo nesta terça-feira (29) deixou toda a capital em estado de atenção para alagamentos e interrompeu a circulação de trens da Linha 10 – Turquesa.

De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), os alagamentos suspenderam a circulação entre as estações São Caetano do Sul e Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pelo calor e a umidade, atuam com forte intensidade na cidade, principalmente na Zona Leste. O alerta para o estado de atenção foi emitido em todas as regiões da capital por volta de 13h26.

O estado de atenção chegou ao fim por volta de 15h30.

Em nota a CPTM informou que “a Linha 10-Turquesa registrou pontos de alagamento entre as estações São Caetano e Prefeito Saladino das 13h48 às 14h35, com interdição do trecho no período e solicitação de ônibus do Paese para atender aos passageiros. Já no trecho entre Mauá e Santo André, por volta das 14h20, a rede aérea foi danificada por descarga elétrica. Os trens estão circulando em via única no local, causando maiores intervalos de Santo André até Rio Grande da Serra”.

Chuva deixa carros embaixo d'água em São Caetano do Sul.  — Foto: Reprodução/ Tv Globo

Chuva deixa carros embaixo d’água em São Caetano do Sul. — Foto: Reprodução/ Tv Globo

A estação Bresser–Mooca, da Linha 3–Vermelha do Metrô também foi alagada.

Via da Estação Bresser-Mooca.  — Foto: Paula Lago/ g1 SP

Via da Estação Bresser-Mooca. — Foto: Paula Lago/ g1 SP

Na segunda-feira (28), na Zona Leste, córregos transbordaram, e alagamentos também interromperam a circulação de trens. Na mesma região, houve chuva de granizo.

Foi muita água em pouco tempo e concentrada em alguns bairros da Zona Leste. Na Vila Prudente, segundo o CGE, em uma hora choveu 32 milímetros. Na Penha, foram 44 mm, e 27 milímetros no Itaim Paulista. Esse volume todo acabou causando transbordamentos de três córregos.

Previsão para os próximos dias

Céu nublado em Pinheiros, na Zona Oeste da capital.  — Foto: Arquivo pessoal

Céu nublado em Pinheiros, na Zona Oeste da capital. — Foto: Arquivo pessoal

Os próximos dias em São Paulo, devem ser marcados por pancadas de chuva e temperaturas máximas acima dos 26°C, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta terça-feira (29), o céu da capital paulista amanheceu encoberto, cenário que deve permanecer ao longo de todo o dia. A amplitude térmica diária – variação entre a menor e a maior temperatura registradas em 24h – deve ser de 9°C.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *