Ação em São Paulo oferece exames de papanicolau e mamografia de graça até dezembro
Interessadas precisam morar na capital e fazer cadastro pela internet. Exames ajudam a diagnosticar câncer de mama e de colo de útero.
Fazer exames de rastreamento, como a mamografia, e detectar casos de câncer no início são maneiras de lidar com a questão — Foto: GETTY IMAGES/BBC
Mulheres que moram na cidade de São Paulo têm até o final do ano para fazer, de graça, exames de mamografia e papanicolau.
Por mês, 45 exames – 30 de papanicolau e 15 de mamografia – são oferecidos a mulheres cadastradas no site do Instituto Horas da Vida. A instituição sem fins lucrativos trabalha para facilitar o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Após o cadastro, o Instituto fica responsável por acompanhar cada caso e agendar os exames em um laboratório parceiro da ação.
Exames são importantes para a saúde da mulher
A partir dos 40 anos, a mamografia deve ser feita anualmente pelas mulheres. O exame é um aliado no diagnóstico do câncer de mama.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, neste ano, 66.280 novos casos da doença devem ser diagnosticados.
Já o papanicolau auxilia no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos que já tenham começado a vida sexual. O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito uma vez por ano e, depois de dois exames normais consecutivos, seja realizado a cada três anos.
O câncer de colo de útero é a terceira causa de morte por câncer entre mulheres no país, segundo o INCA. Em 2022, a estimativa é de 16,7 mil novos casos da doença.
Médicos alertam sobre exame para prevenir câncer de mama que não identifica a doença
Fonte: G1