Cidade de SP teve apenas 48 dias de sol, com temperaturas acima de 30ºC neste ano, diz levantamento
Março foi mês mais quente do ano, com 18 dias de calor acima desse patamar, enquanto maio, junho, julho e agosto não tiveram nenhum dia realmente quente. Com previsão de continuidade do frio em outubro, prefeitura prorrogou Operação Baixas Temperaturas, que oferece acolhimento a pessoas em situação de rua.
Movimentação de pedestres na cidade de São Paulo, SP, nesta segunda feira, 26, a cidade enfrenta chuva e frio. — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Levantamento feito pela equipe do SP2, da TV Globo, mostra que a cidade de São Paulo teve apenas 48 dias de calor acima dos 30ºC desde o início de janeiro.
O mês de março foi o mais quente do ano, com 18 dias de calor acima desse patamar, enquanto maio, junho, julho e agosto não tiveram nenhum dia realmente quente.
Registro dos dias de calor em 2022 na cidade de São Paulo até 4 de outubro. — Foto: Reprodução/TV Globo
Situação semelhante foi vista em setembro, que teve apenas três dias com temperatura igual ou semelhante a 30ºC.
Com as temperaturas baixas, houve também pouca chuva na cidade, que teve precipitações acima da média do período apenas nos meses de janeiro e setembro.
Apesar disso, até 20 de outubro a previsão é de chuva em toda a região Sudeste, que pode ser acima da média na Grande São Paulo e no sul de Minas Gerais, onde está também a bacia do Sistema Cantareira, que alimenta o sistema de fornecimento de água na Grande São Paulo.
Nesta terça-feira (4), a temperatura na capital paulista foi de 21ºC e, nesta quarta (5), a máxima deve ser de 24ºC. A partir de quinta (6), esquenta mais e chove forte, conforme tabela abaixo.
Previsão do tempo para essa 1a semana de outubro na cidade de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo
Operação Baixas Temperaturas
De acordo com previsões do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o mês de outubro seguirá a tendência dos anteriores e poderá apresentar oscilações de temperaturas e períodos de frio mais intenso – até aqui a média mínima mensal foi 14,6°C e está abaixo de anos anteriores. Em 2020, foi de 16,9°C e, em 2021, de 15,3°C.
Ainda com base nos números do CGE, a média mínima de temperatura no período de julho a outubro deste ano é a mais baixa desde 2019, com 13,3°C. Em 2021, a média mínima mensal foi de 13,9° C e, em 2020, de 14,5°C.
Pedestres e moradores em situação de rua tentam se proteger do frio na Praça da Bandeira em São Paulo (SP), nesta quarta-feira (18). — Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Por causa dessa previsão de frio ainda em outubro, a Prefeitura de São Paulo prorrogou a Operação Baixas Temperaturas (OBT) na cidade para acolhimento das pessoas em situação de rua. A operação se encerraria em 30 de setembro, mas será mantida até 31 de outubro.
Em cinco meses de vigência, a Operação Baixas Temperaturas resultou em mais de 2,5 milhões de acolhimentos na cidade, segundo a gestão municipal.
Entre os dias 17 de maio e 1º de outubro, foram prestados mais de 279 mil atendimentos nas dez tendas espalhadas pela cidade e foram entregues mais de 298 mil alimentos, entre sopas, bebidas quentes e água, além de 3.217 vacinas foram aplicadas (Covid-19 e Influenza), segundo a pasta da Assistência Social.
“A OBT foi iniciada em dia 30 de abril. O objetivo operação é zelar pela segurança da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios. No dia 9 de julho, a OBT chegou à marca de 1 milhão de acolhimentos a pessoas em situação de rua somente em 2022”, informou a gestão Ricardo Nunes.
Fonte: G1