Trens da Linha 9 – Esmeralda operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde a madrugada desta terça
Segundo a Viamobilidade, problema ocorre por conta de uma falha no sistema de sinalização no trecho entre as estações Berrini e Granja Julieta, somente no sentido Bruno Covas -Mendes Vila Natal.
Trens da Viamobilidade em SP, que tem nova manhã de falhas e problemas — Foto: Reprodução/TV Globo
A Linha 9-Esmeralda, da Viamobilidade, opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde as 4h desta terça-feira (30) por conta de uma falha de sinalização.
A situação foi normalizada por volta das 8h15.
Somente neste ano, já linha já soma 68 problemas.
Segundo a Viamobilidade, concessionária responsável pela linha, a circulação foi afetada no trecho entre as estações Berrini e Granja Julieta, somente no sentido Bruno Covas -Mendes Vila Natal.
Investigação e multas
A ViaMobilidade assumiu a concessão das linhas 8 e 9 no fim de janeiro, depois de seis meses de transição da operação e de treinamentos junto com a CPTM.
Por conta dos diários problemas, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) multou duas vezes empresa. O total de penalidades por não cumprimento contratual é de R$ 7,9 milhões.
No final de março deste ano, o Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação para apurar os problemas nas duas linhas.
Além dos problemas e transtornos causados aos passageiros, o MP também cita a batida de um trem com passageiros contra a barreira de proteção na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário enquanto fazia a manutenção de um transformador.
Fonte: G1