Em Parelheiros, Haddad diz que vai congelar IPVA por 4 anos e rever contratos de concessão das linhas 8 e 9 de trens

Candidato do PT ao governo de SP afirmou nesta quarta (17) que falhas constantes nos trens das linhas acontecem porque gestão Doria/Rodrigo Garcia ‘privatizou o filé mignon e deixou os ossos para o estado’.


O candidato ao governo de SP Fernando Haddad (PT) durante visita a obra da estação Varginha da CPTM, em Paraisópolis (SP) — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

O candidato ao governo de SP Fernando Haddad (PT) durante visita a obra da estação Varginha da CPTM, em Paraisópolis (SP) — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

No segundo dia oficial de campanha, o candidato do PT ao governo de São PauloFernando Haddad, visitou o extremo sul da capital paulista e fez caminhada com apoiadores na região comercial de Parelheiros.

A caminhada contou com a participação da vice na chapa petista, Lúcia França (PSB), e candidatos do PT que disputam vaga no Congresso e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

No evento, Haddad prometeu congelar o valor do IPVA dos automóveis no estado por quatro anos e rever os contratos de concessão à iniciativa privada das linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda.

“O IPVA aumentou 30% [na gestão Doria e Rodrigo Garcia]. O que aumentou dá pra quatro anos. Pode cair, mas subir não vai”, afirmou.

Fernando Haddad (PT), candidato a governador de SP, durante caminhada por Paraisópolis, na Zona Sul de SP — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

Fernando Haddad (PT), candidato a governador de SP, durante caminhada por Paraisópolis, na Zona Sul de SP — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

O candidato visitou as obras da futura estação de trens Varginha, da Linha 9 – Esmeralda, e afirmou que a gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB) “privatizou o filé mignon” do sistema, que são as linhas de alta demanda de passageiros e de interesse privado, e “deixou o osso” para o estado cuidar.

“O governo estadual tem privatizado o filé mignon e deixado o osso para o setor público. Não se faz isso. Você tem que combinar as linhas de alta demanda com as de baixa demanda. E quando você faz uma concessão, você coloca o filé mignon com o osso para os dois funcionarem bem”, declarou Haddad.

“Eles privatizaram a linha 9 e não estão cobrando eficiência do parceiro privado. Todo dia está tendo pane na linha 9. Chega a um ponto aqui de Varginha que eles começam a operar às 10h. A linha não tem condição de levar o fluxo de trabalhadores às 5h, 6h da manhã. Quem mora aqui está a duas horas do trabalho, não faz sentido isso. Nós vamos rever os contratos, não pra desfazer, mas vou cobrar qualidade. Não vou deixar do jeito que está”, afirmou.

entrega da estação de Varginha está atrasada. A obra teve início em 2012, com entrega prometida para 2015, depois, as obras foram paralisadas e retomadas apenas em 2019, com inauguração prevista para 2021, que também não ocorreu. A nova previsão é de entrega para novembro deste ano.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *