Em Parelheiros, Haddad diz que vai congelar IPVA por 4 anos e rever contratos de concessão das linhas 8 e 9 de trens
Candidato do PT ao governo de SP afirmou nesta quarta (17) que falhas constantes nos trens das linhas acontecem porque gestão Doria/Rodrigo Garcia ‘privatizou o filé mignon e deixou os ossos para o estado’.
O candidato ao governo de SP Fernando Haddad (PT) durante visita a obra da estação Varginha da CPTM, em Paraisópolis (SP) — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1
No segundo dia oficial de campanha, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, visitou o extremo sul da capital paulista e fez caminhada com apoiadores na região comercial de Parelheiros.
A caminhada contou com a participação da vice na chapa petista, Lúcia França (PSB), e candidatos do PT que disputam vaga no Congresso e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
No evento, Haddad prometeu congelar o valor do IPVA dos automóveis no estado por quatro anos e rever os contratos de concessão à iniciativa privada das linhas de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda.
“O IPVA aumentou 30% [na gestão Doria e Rodrigo Garcia]. O que aumentou dá pra quatro anos. Pode cair, mas subir não vai”, afirmou.
Fernando Haddad (PT), candidato a governador de SP, durante caminhada por Paraisópolis, na Zona Sul de SP — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1
O candidato visitou as obras da futura estação de trens Varginha, da Linha 9 – Esmeralda, e afirmou que a gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB) “privatizou o filé mignon” do sistema, que são as linhas de alta demanda de passageiros e de interesse privado, e “deixou o osso” para o estado cuidar.
“O governo estadual tem privatizado o filé mignon e deixado o osso para o setor público. Não se faz isso. Você tem que combinar as linhas de alta demanda com as de baixa demanda. E quando você faz uma concessão, você coloca o filé mignon com o osso para os dois funcionarem bem”, declarou Haddad.
“Eles privatizaram a linha 9 e não estão cobrando eficiência do parceiro privado. Todo dia está tendo pane na linha 9. Chega a um ponto aqui de Varginha que eles começam a operar às 10h. A linha não tem condição de levar o fluxo de trabalhadores às 5h, 6h da manhã. Quem mora aqui está a duas horas do trabalho, não faz sentido isso. Nós vamos rever os contratos, não pra desfazer, mas vou cobrar qualidade. Não vou deixar do jeito que está”, afirmou.
A entrega da estação de Varginha está atrasada. A obra teve início em 2012, com entrega prometida para 2015, depois, as obras foram paralisadas e retomadas apenas em 2019, com inauguração prevista para 2021, que também não ocorreu. A nova previsão é de entrega para novembro deste ano.
Fonte: G1