Giro Metropolitano

Idade média da frota dos carros que rodam em São Paulo é de 17 anos e 5 meses

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, em quase uma década, frota em circulação envelheceu um ano e 10 meses.


Trânsito de veículos em dia de chuva na Avenida 23 de Maio, região central de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (9) — Foto: Celso Tavares/G1

Trânsito de veículos em dia de chuva na Avenida 23 de Maio, região central de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (9) — Foto: Celso Tavares/G1

O estado de São Paulo concentra quase 30% da frota automotiva de todo o país – frota que está cada vez mais velha, segundo o Detran. No estado, a idade média dos veículos que rodam é de 17 anos e 5 meses. Na capital a idade é quase igual, 17 anos e 4 meses.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, em quase uma década, a frota em circulação envelheceu um ano e 10 meses.

Os carros estão mais velhos e com menos manutenção. “A manutenção é muito cara, é só trabalhar e trocar figurinha”, disse o motorista de aplicativo Amarilson Nilton.

Quanto mais velha for a frota, maior é a emissão de gases poluentes dos automóveis. No entanto, a manutenção está cada vez mais cara.

Nos últimos 12 meses, o óleo lubrificante, por exemplo, aumentou quase 20% neste período.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *