Hospital Pérola Byington muda para região da Cracolândia e começa a funcionar em setembro; unidade passará a ser gerenciada por OS
Obras começaram em 2019, após Prefeitura de São Paulo ceder terreno para o governo do estado. Construção custou cerca de R$ 245 milhões.
Equipamentos do novo Hospital Pérola Byington, na Avenida Rio Branco, centro de SP — Foto: TV Globo
O novo Hospital Pérola Byington, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro de São Paulo, deve começar a operar em setembro deste ano e promete ampliar os atendimentos e internações. As obras começaram em 2019, após a Prefeitura de São Paulo ceder o terreno para o governo do estado.
Nesta quarta-feira (6), o prefeito Ricardo Nunes e o governador Rodrigo Garcia fizeram uma visita às obras do hospital.
Segundo Garcia, o hospital será o maior centro de referência de saúde da mulher da América Latina. “Não só pela qualidade de atendimento mas pelo volume de atendimento que vai ser realizado aqui”, afirmou o governador.
A construção custou cerca de R$ 245 milhões. O custeio das operações fica a cargo do governo do estado, que disse que o valor será ampliado a partir de 2023. Além disso, a nova unidade passa a ser gerenciada por uma Organização Social (OS).
“Além da parceria na construção da obra, teremos a OS Seconci que passa também a administrar essa unidade do Pérola Byington com o quadro de funcionários do estado que será transferido do antigo prédio para cá”, disse o governador.
O novo hospital terá 172 novos leitos, sendo 92 cirúrgicos, 10 de Hospital Dia, 10 de UTI e 60 clínicos. Segundo o governo do estado, as obras estão 99% concluídas.
A unidade irá atender especialidades como oncologia ginecológica e mamária, ginecologia de alta complexidade, cuidados paliativos e reprodução humana assistida, além de atuar no ensino e pesquisa do programa de residência médica em Ginecologia e Mastologia.
Região da Cracolândia
A nova unidade irá funcionar na região da Cracolândia. Questionado sobre a segurança do local, Garcia disse que o novo hospital irá ajudar na requalificação do centro.
“É um esforço permanente da gente trazer equipamentos para cá, trazer moradias para cá, colocar o comércio de serviços instalados no centro para que a gente volte a ter o centro requalificado”, afirmou.
O prefeito Ricardo Nunes també disse que a administração municipal tem investido na segurança da região.
“Dobramos o número de vagas da operação delegada, fizemos concurso para mais de mil Guardas Civis Metropolitanos, ampliamos o valor do salário inicial em 72% dos nossos GCMs, fiz 900% de correção no valor dos policiais da GCM que trabalham nessa região. A gente está reamente fazendo ações concretas para audar nas questões da segurança”, disse Nunes.
Ricardo Nunes e Rodrigo Garcia vistoriam obras do novo Pérola Byington na manhã desta quarta, 6 de julho — Foto: TV Globo
Fonte: G1